Connect with us

ENTRETENIMENTO

Pedro II tem clima de serra, paisagens incríveis e leitoa assada que leva 2 dias para ser feita

Publicado

em

O Piauí comemorou 199 anos de emancipação política na terça-feira (19). Em homenagem ao estado, o g1 produziu o especial ‘Piauí Lugares e Sabores’ com um passeio por pontos turísticos e gastronômicos de cinco cidades.

A terceira cidade incluída no roteiro foi Pedro II, cidade distante cerca de 200 km de Teresina, localizada no Norte do estado. Conhecida como a “Suíça piauiense”, a cidade fica sobre a formação rochosa da Serra dos Matões, localizada a cerca de 500 metros de altitude, o que garante uma temperatura um pouco mais amena durante o ano, em relação ao resto do estado.

Entrada da cidade de Pedro II — Foto: Denis Arias/g1

Entrada da cidade de Pedro II — Foto: Denis Arias/g1

Conhecida nacionalmente pela extração de pedras de opala e pela produção de joias com elas, a cidade tem diversas atrações turísticas muito procuradas, como o Mirante do Gritador, as cachoeiras do Urubu Rei e do Salto Liso, o Museu da Roça e um dos maiores eventos do estado, o Festival de Inverno de Pedro II, que reúne música, arte e gastronomia.

Casario antigo na cidade de Pedro II — Foto: Beto Barros

Casario antigo na cidade de Pedro II — Foto: Beto Barros

Opalas

A cidade é referência na extração da opala não por acaso: a pedra preciosa é encontrada em apenas dois pontos em todo o mundo: na Austrália e nas minas de Pedro II.

Segundo pesquisadores, apenas 10% da opala de Pedro II foi explorada. As pedras são extraídas durante o período em que cessam as chuvas na região. Os garimpeiros dependem da sorte: as pedras são encontradas ao acaso, e há aqueles que já passaram anos sem encontrar uma sequer.

Publicidade
'Nenhuma é igual à outra', diz designer de joias de opala Áurea Brandão — Foto: TV Clube

‘Nenhuma é igual à outra’, diz designer de joias de opala Áurea Brandão — Foto: TV Clube

Depois de achadas, as pedras brutas são transformadas em gemas nas mãos dos lapidadores. Para muitos moradores da cidade, as opalas são tudo. Muitas famílias tiram seu sustento exclusivamente das gemas há mais de três décadas.

Depois, as joias ganham o mundo com as pedras que encantam pelos reflexos azulados que são únicos em cada pedra.

Opalas do Piauí se tornam joias de todas as cores — Foto: TV Clube

Opalas do Piauí se tornam joias de todas as cores — Foto: TV Clube

Museu da Roça

Localizado na Zona Rural, o local é parada obrigatória para quem visita a cidade. Com um acervo de mais de duas mil peças, entre louças, peças artesanais e utensílios agrários, o Museu da Roça atrai milhares de turistas todos os anos.

O lugar reúne de tudo um pouco: máquinas de escrever, móveis, imagens de santos, livros, discos, peças de couro, louças, cédulas, baús e tudo mais que possa manter viva a memória da cidade, segundo dona Anitalice Galvão, idealizadora do espaço.

Peças de couro, máquinas de escrever e móveis estão entre o acervo — Foto: Pedro Santiago/G1

Peças de couro, máquinas de escrever e móveis estão entre o acervo — Foto: Pedro Santiago/G1

Segundo ela, o objetivo é resgatar a história de Pedro II e de seus moradores e preservar a natureza na região. Além do Casarão, que reúne a maior parte do acervo do museu, há a Fonte dos Desejos, Santuário da Fé, a Cascata, o Redódromo, um loja de suvenires, a casa do chá e um restaurante.

Publicidade

A decoração é rústica, o espaço tem muita natureza e encanta a quem visita.

Museu da Roça atrai milhares de turistas todos os anos para Pedro II — Foto: Pedro Santiago/G1

Museu da Roça atrai milhares de turistas todos os anos para Pedro II — Foto: Pedro Santiago/G1

Mirante do Gritador

Um dos pontos mais visitados da cidade. Localizado a mais de 700 metros acima do nível do mar, o mirante instalado no Morro do Gritador oferece uma vista incrível para quem chega.

O nome curioso, segundo moradores, surgiu porque há muito tempo os habitantes de povoados do alto do morro só tinham uma forma de se comunicar com quem morava na parte de baixo: gritando.

Vista do alto do Mirante do Gritador, que encanta turistas em Pedro II — Foto: Pedro Santiago/G1

Vista do alto do Mirante do Gritador, que encanta turistas em Pedro II — Foto: Pedro Santiago/G1

Especialmente durante o Festival de Inverno de Pedro II, cada espacinho na grade à beira do morro é disputado pelos turistas para as fotos incríveis que podem ser feitas do alto.

O acesso é fácil, com uma estrada totalmente asfaltada e amplo espaço ao chegar no alto do morro. O mirante fica a apenas 10 km do Centro da cidade.

Publicidade
Vista do alto do Mirante do Gritador, que encanta turistas em Pedro II — Foto: Divulgação/CCOM

Vista do alto do Mirante do Gritador, que encanta turistas em Pedro II — Foto: Divulgação/CCOM

Cachoeiras do Urubu Rei e do Salto Liso

Urubu Rei

Cachoeira do Urubu Rei  — Foto: Divulgação/CCom

Cachoeira do Urubu Rei — Foto: Divulgação/CCom

Esse é um passeio para os aventureiros preparados. A trilha é bastante difícil e tem mais de 6 km, apenas na ida. Ela começa a partir do Mirante do Gritador e, ao longo de todo o percurso, há pouca sombra.

É uma das poucas cachoeiras do estado que não seca durante todo o ano e a trilha oferece vistas incríveis durante o percurso. Há quatro pontos onde há nascentes que alimentam a cachoeira e são uma atração à parte.

Cachoeira do Urubu Rei  — Foto: Divulgação/Ccom

Cachoeira do Urubu Rei — Foto: Divulgação/Ccom

Depois de um bom trecho de caminhada e mais de 300 metros de descida bastante íngreme, o visitante se depara com um paredão de mais de 60 metros de altura – é a cachoeira mais alta do Piauí – e uma queda d’água impressionante.

Aos pés de quem chega, a cachoeira oferece uma piscina natural cristalina e de água geladinha. O nome da inesquecível paisagem surgiu porque foi nesse cenário que vários ninhos de urubu-rei foram construídos.

Cachoeira do Urubu Rei  — Foto: Denis Arias/g1

Cachoeira do Urubu Rei — Foto: Denis Arias/g1

Salto Liso

Publicidade

Ainda uma aventura, mas com um grau de dificuldade bem menor. São cerca de 2 km de caminhada, com um trecho de 50 metros de uma descida mais acentuada.

Cachoeira do Salto Liso em Pedro II, no Piauí, é uma das atrações turísticas da cidade — Foto: Pedro Santiago/G1

Cachoeira do Salto Liso em Pedro II, no Piauí, é uma das atrações turísticas da cidade — Foto: Pedro Santiago/G1

No local, a queda d´água fica em um paredão de cerca de 35 metros de altura que é um dos locais preferidos para os praticantes de rapel. O lugar é tranquilo e garante segurança para os profissionais do esporte.

Cachoeira do Salto Liso — Foto: Juscel Reis/Arquivo Pessoal

Cachoeira do Salto Liso — Foto: Juscel Reis/Arquivo Pessoal

Fica distante apenas 14 km do Centro da cidade e, para quem quer um passeio mais tranquilo, é ideal. O acesso é mais fácil e o banho, ao chegar ao local, recupera qualquer cansaço do trajeto, garantem os que já fizeram o passeio.

Festival de Inverno de Pedro II

Multidão comparece a primeira noite de  Festival de Inverno em Pedro II — Foto: Assessoria de  Imprensa/Secult

Multidão comparece a primeira noite de Festival de Inverno em Pedro II — Foto: Assessoria de Imprensa/Secult

O evento gratuito e aberto ao público já acontece desde 2004 na cidade e, durante quatro dias, reúne o que de melhor a região tem a oferecer: artesanato, produção local de joias de opala – entre vários outros produtos -, culinária típica e, claro, muita música.

O festival traz sempre atrações locais, nacionais e internacionais com o melhor da música. Jazz, pop, rock… Tudo tem espaço nos palcos do festival.

Publicidade
Adriana Calcanhotto emocionou a plateia no Festival de Inverno de Pedro II.  — Foto: Lucas Marreiros/G1 PI

Adriana Calcanhotto emocionou a plateia no Festival de Inverno de Pedro II. — Foto: Lucas Marreiros/G1 PI

Nomes como Alceu Valença, Gal Costa, Nando Reis, Erasmo Carlos, Milton Nascimento e Lenine, entre muitos outros, já se apresentaram para o público do evento. Normalmente, o festival acontece durante os dias do feriado de Corpus Christi.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Em 2020 e 2021, o que seriam as 17ª e 18ª edições do festival foram canceladas por conta da pandemia da Covid-19. O público aguarda o fim da pandemia para voltar a Pedro II em 2022 para participar desse grande evento que reúne pessoas de todo o país.

Shows emocionaram o público no Festival de Inverno de Pedro II — Foto: Carlos Rocha/G1

Shows emocionaram o público no Festival de Inverno de Pedro II — Foto: Carlos Rocha/G1

Clima de serra e uma leitoa assada para acompanhar

Clima de serra atrai visitantes a Pedro II — Foto: Divulgação/Rancho do Dino

Clima de serra atrai visitantes a Pedro II — Foto: Divulgação/Rancho do Dino

Os chalés de serra estão se popularizando cada vez mais na região, oferecendo uma hospedagem com temática rústica, lindas paisagens, contato com a natureza e tranquilidade para o visitante que procura sossego em uma viagem.

Local tem piscina, natureza e lindas paisagens de Pedro II — Foto: Divulgação/Rancho do Dino

Local tem piscina, natureza e lindas paisagens de Pedro II — Foto: Divulgação/Rancho do Dinohttps://f6e49169fd986cdfd5c3d6618b851819.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Para os mais aventureiros, além das trilhas e visita às cachoeiras, há opções de camping que também oferecem vistas impressionantes da região. Um dos lugares mais procurados atualmente é o Rancho do Dino, que une ambiente rústico, natureza e a tradicional culinária piauiense.

O espaço foi criado em 2015 e, segundo Dino de Araújo Brito, o idealizador, são mais de 500 visitantes por semana. Os pratos mais procurados são a galinha caipira e a leitoa assada no forno a lenha.

Publicidade
Leitoa assada no forno a lenha é sucesso em Pedro II — Foto: Divulgação/Rancho do Dino

Leitoa assada no forno a lenha é sucesso em Pedro II — Foto: Divulgação/Rancho do Dino

“É um dos pratos mais pedidos, as pessoas procuram muito. Fazemos pelo menos umas oito por semana e eu começo a preparar uns dois dias antes. Leva dois dias pra ficar pronta e o diferencial é o nosso tempero, modo de preparo, que aí é um segredo nosso”, contou ele ao g1.

A receita ele não ensina, mas disse que está sempre pronto a receber os visitantes que querem provar o prato especial. A leitoa é recomendada até por outros restaurantes e hotéis da região, viu?

Leitoa assada serve bem duas pessoas e é muito pedida no local — Foto: Divulgação/Rancho do Dino

Leitoa assada serve bem duas pessoas e é muito pedida no local — Foto: Divulgação/Rancho do Dinohttps://f6e49169fd986cdfd5c3d6618b851819.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A refeição custa R$ 60, vem acompanhada de salada, maria isabel (arroz com carne de sol), farofa e vinagrete e serve bem duas pessoas.

No local, há um gramado com espaço para camping, piscina, muita natureza e uma vista dos incríveis paredões rochosos que margeiam o rancho. Uma forma diferente de aproveitar o clima de serra, com temperaturas mais amenas e provar um prato diferente dos já tradicionais da culinária piauiense.

Piscina, natureza, temática rústica e uma vista incrível encantam turistas em Pedro II — Foto: Divulgação/Rancho do Dino

Piscina, natureza, temática rústica e uma vista incrível encantam turistas em Pedro II — Foto: Divulgação/Rancho do Dino

Publicidade

Fonte: g1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS