Connect with us

ESPORTES

5º Campeonato de Xadrez em Picos reúne enxadristas de cidades da região e abre o Circuito Piauiense 2023; veja como foi

Publicado

em

O Circuito Piauiense de Xadrez 2023 foi aberto oficialmente na cidade de Picos, no último final de semana, no dias 04 e 05 de março, com o 5º Campeonato Picoense de Xadrez. Livre para todas as idades, foi realizado no sistema Suiço (Cinco rodadas em uma hora), com categoria Absoluto.

A realização do 5º Campeonato Picoense foi fruto dos esforços do Clube Picoense de Xadrez (CPX). O campeão garantiu vaga direta na final do Campeonato Piauiense de Xadrez que acontece de 12 a 22 de outubro em Teresina.

Na competição em Picos, quem levou a melhor no Absoluto foi Luís Felipe Furtado e garantiu vaga na grande final. Esse foi o segundo campeonato em Picos que ele disputou.

“Um campeonato com alto núvel técnico e inclusive dos jogadores da região. Para mim foi uma grande felicidade porque é uma consolidação do trabalho que a gente vem fazendo na federação. Nosso trabalho é multiplicar. Já tinha uma tradição de xadrez em Picos muito importante e o que fazemos é dar suporte técnico para trabalharmos e multiplicar com nomes como Breno e Marli que mais se destacam e o Henrique que é um dos melhores jogadores sub 18 do país”, destacou o campeão em Picos.

Para essa edição do Campeonato Picoense de Xadrez foram essenciais as parcerias reafirmadas com a Print Serigrafia e com a Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), instituição mecenas da cultura, que acolheu o Clube Picoense de Xadrez.

“Realizar o torneio de abertura do Circuito Piauiense de Xadrez 2023 é para o Clube Picoense de Xadrez uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento dos atletas e dos clubes da região. Integrar os atletas de Picos e dos municípios de Valença, Ipiranga, Oeiras, Santana e Vila Nova aos enxadristas de Teresina é uma estratégia muito relevante para que possamos impulsionar as ações coletivas e dar visibilidade aos clubes de xadrez do interior do estado”, destacou Marli Veloso que é membro do Clube Picoense de Xadrez.

Marli durante abertura do evento no Congresso Técnico
Marli Veloso e Alice Júlia

De Oeiras, o enxadrista, João Matheus, (à esquerda da imagem), numa partida contra Breno Alves. Breno é membro do clube em Picos.

“Foi um final de semana mais que maravilhoso, pois através dos jogos conheci novos enxadristas, em diferentes níveis, além de conhecer uma nova geração de jogadores bastantes novos e promissores. Através do desempenho da comissão organizadora tivemos um momento que além de proporcionar ótimas partes, para nós, amantes do xadrez, instiga a prática, a valorização e cultura do esporte entre os jovens, adultos e adolescentes. Pois tivemos entre as partidas uma faixa etária diversificada. De modo geral o evento não só girava entorno dos jogos, mas sim entorno de um enriquecimento de vida para todos que ali estavam, pois durante a partida além de exercitar nosso cognitivo, exercitamos o lado humano que muitas vezes deixa-se de lado, por conta desse mundo turbulento ao qual vivemos”.

Eduardo Lima, à direita da imagem abaixo, é também da cidade de Oeiras. Ele esteve no duelo com o picoense, Henrique Veloso.

Publicidade

“Foi um torneio impecável, muito bem organizado, ambiente climatizado e limpo, com todas as regalias necessárias para podermos jogar com calma. O pessoal da organização está de parabéns. Em especial a senhora [Marli] pela receptividade e gentileza! Espero que continuem proporcionando torneios e que o xadrez de picos continue se desenvolvendo mais ainda. Vocês merecem”.

Leo Lopes, de Valença – à direita da imagem – enfrentou Pablo Ruan.

“A primeira palavra que surge na minha mente ao falar sobre o torneio de Picos é oportunidade. É uma oportunidade que o jogador de xadrez que mora no interior tem para se desafiar enfrentando jogadores fortes e é uma oportunidade também para se conectar com outras pessoas que têm o xadrez como paixão. Eu gostei muito de participar e de conhecer as pessoas que fizeram o torneio acontecer. Com certeza vou me programar para voltar outras vezes trazendo meus amigos enxadristas de Valença”.

Os Campeonatos de Xadrez em Picos carregam uma tradição que são os momentos destinados para oficina. O objetivo é dar oportunidade para quem quer aprender a jogar.

Oficina com enxadristas

“Esse campeonato sem dúvidas foi o de mais alto nível que participei. Fiquei muito feliz em ver Picos sediando um evento tão grande com os principais nomes do xadrez piauiense presentes. Apesar de não ter chegado ao pódio pude aprender ainda mais e lembrar quão bom é o nosso amado xadrez! No mais só tenho a agradecer à organização e a todos os presentes!”, disse Ian Lopes, da cidade de Ipiranga do Piauí, à direita da imagem abaixo, que jogou contra Luís Barbosa, de Oeiras.

O presidente da FPIX elogiou a organização do campeonato em Picos e destacou como alto nível.

Presidente da FPIX Luís Carlos ao lado de Werton Bastos

“A FPIX parabeniza os organizadores do V Campeonato Picoense de Xadrez pelo excelente torneio, bem como pelo elevado nível técnico dos jogadores e das partidas jogadas. Graças ao trabalho dos organizadores, com destaque para o Breno Alves e a Marli Veloso, podemos dizer que a cidade de Picos hoje possui um Polo enxadrístico. Em função desse trabalho realizado, a Federação Piauiense Xadrez destinou uma das 10 vagas da final do campeonato piauiense de xadrez 2023 para ser disputada em Picos. Avante! Em breve, teremos um campeão piauiense de xadrez da cidade de Picos”.

A classificação em Picos no Absoluto ficou da seguinte forma: Luiz Felipe Furtado, Luis Carlos Sales, Werton Bastos, João Gabriel Pinto e Henrique Veloso, respectivamente em primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugar.

Foram disputadas as categorias Sub 17 masculino e feminino. No masculino quem faturou foi Felipe Augusto, de Oeiras.

Campeão do Sub 17

O vice-campeão Sub 17 foi Teyvisson Igor.

Teyvisson Igor é vice-campeão em Picos
Luis Felipe ao lado do tetra campeão picoense Henrique Veloso

No feminino Sub 17 a campeã foi Giovanna Louise

Luís Carlos, Giovanna Louise e a mãe Claudiane Silva

Veja outras fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS