ESPORTES

A 10 dias das Olimpíadas, veja quem são os piauienses que estarão em Paris 2024

Publicado

em

Faltam apenas 10 dias para os Jogos Olímpicos, o maior evento esportivo do planeta! E os olhos se voltarão para as disputas, quebras de recordes e superações pessoas que Paris 2024 vai proporcionar para o público. Ao todo, o Brasil fechou a delegação com 276 atletas em 39 modalidades. Um fato inédito é que, pela primeira vez, o Time Brasil vai ter maioria feminina. Serão 153 mulheres, o que representa 55% do total — em Tóquio 2020 eram 47%. E desse número, duas são piauienses!

No futebol, Adriana Silva vai para a primeira olimpíada da carreira e representará os piauienses e claro, o Brasil em Paris. A outra piauiense classificada também é estreante! Juliana Viana, vai em busca da medalha no Badminton. O Portal O Dia traz para você um resumo da carreira e dos feitos das duas atletas. 

Adriana Silva (Futebol) – De União-PI para Paris!

Foto: Reprodução/Instagram – Adriana Maga, ícone do futebol feminino brasileiro

Nascida em 1996, Adriana Silva, a Maga, se destacou desde cedo no futebol, atuando em times locais como o Flamengo-PI e o Tiradentes. Em 2017, se transferiu para o Corinthians. Com o Timão, conquistou diversos títulos, como o Campeonato Brasileiro Feminino em 2018 e 2019, e se tornou ídolo da torcida. Em janeiro de 2023, Adriana foi transferida para o Orlando Pride em uma negociação recorde no futebol feminino brasileiro.

Nos Estados Unidos, a jogadora rapidamente se adaptou e se tornou uma das principais referências do time, marcando gols e contribuindo para o sucesso da equipe. Adriana também é presença constante na Seleção Brasileira, sendo convocada para as principais competições internacionais. A craque Adriana Silva já vestiu a camisa da Seleção Brasileira de Futebol Feminino em 41 partidas até o dia 2 de julho de 2024. Com muitos gols marcados em solo internacional, Adriana se destaca como uma das maiores artilheiras da equipe atual e uma referência para o ataque brasileiro.

Antes de se garantir em Paris, Adriana foi cortada de duas competições importantes às vésperas dos torneios: uma em 2019, antes da Copa do Mundo Feminina, na França; e outra em 2021, poucos dias antes dos Jogos de Tóquio. Em 2019, Adriana foi convocada para a Copa do Mundo da França, mas acabou sofrendo uma lesão no ligamento do joelho, sendo substituída pela volante Luana.

Publicidade

Já em 2021, com 24 anos, a jogadora sofreu uma entorse no joelho esquerdo no treino do Brasil em Portland, nos Estados Unidos e ficou fora das Olimpíadas de Tóquio. Na época, a atleta Angelina foi convocada pela então técnica da Seleção Pia Sundhage. Passadas as frustrações, a piauiense de União agora vive a expectativa de representar o país e quem sabe, conquistar algo inédito para o futebol feminino: uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos!

“Agradeço a TODOS que acompanham, torcem e acima de tudo acreditam no meu trabalho. Vamo que vamo!!! Chegou a hora de ser feliz com responsabilidade, do jeitinho que eu amo”, frisou Adriana Silva – Atacante – Seleção Brasileira

Foto: Leandro Lopes / CBF – Adriana Silva

Juliana Viana (Badminton) – A menina com uma raquete na mão conquistou um sonho!

Foto: Badmintonphoto Oficial – Piauiense Juliana Viana vai disputar os Jogos de Paris no Badminton

“Um sonho/objetivo sendo realizado. Primeiramente ‘Toda honra e toda glória a ti Senhor’”. Foi assim que Juliana Viana se manifestou após a piauiense receber em maio deste ano a notícia da convocação para os Jogos de Paris, feita pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). Natural de Teresina, no Piauí, Juliana, de 19 anos, compete tanto na modalidade individual feminina quanto em duplas no Badminton. Sua trajetória no esporte começou em 2010, durante as férias. Atualmente, a piauiense ocupa a 25ª posição no ranking de atletas por país. Juliana também integra a seleção brasileira nas categorias adulta e júnior.

É a primeira vez que Juliana vai disputar uma edição olímpica. Após a convocação, em postagem nas redes sociais, Juliana disse que espera representar bem o Piauí e o Brasil. “Um sonho/objetivo sendo realizado. Primeiramente ‘Toda honra e toda glória a ti Senhor’. Não poderia começar esse texto sem agradecer a todos que fizeram parte dessa conquista. Agradecer a minha família, aos que me acolheram no CT do monte castelo e me ensinaram a pegar na raquete pela primeira vez, aos atletas que me ajudaram nos treinamentos em especial aos da seleção, a todos técnicos que eu já tive durante minha trajetória em especial ao Marco que nesses último 2 anos me fez alcançar objetivos que eu não imaginaria em tão pouco tempo, agradecer aos dirigentes da CBBD , do Club Athletico Paulistano, do Joca que foi onde comecei e a todos que não mencionei mas sabem que de uma forma ou de outra estiveram comigo nessa batalha”, escreve a atleta.

“Espero representar bem o meu estado Piauí, e toda minha nação Brasil”, disse Juliana Viana – Atleta de Badminton

Publicidade

Foto: Miriam Jeske/COB – Piauiense Juliana Viana vai disputar os Jogos de Paris no Badminton

Na comissão técnica, uma piauiense de Ouro: Sarah Menezes!

Foto: Reprodução/Agência Brasil – Sarah Menezes é um símbolo de inspiração para as novas gerações de atletas.

Desde o final de 2021, o judô brasileiro, que garantiu duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, está sob nova liderança. Sarah Menezes, vencedora do ouro em Londres 2012, assumiu o cargo de treinadora principal da seleção. Em abril de 2022, no Grand Slam de Antalya, com Sarah à frente, o Brasil conquistou cinco medalhas, incluindo um ouro de Guilherme Schimidt. Ainda em 2022, no Pan-Americano e da Oceania, o país liderou a classificação geral, com 15 medalhas: 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze.

Ela se inspira em dois treinadores que marcaram sua trajetória: Expedito Falcão, que a acompanhou em toda sua carreira, e Rosi Campos, figura constante ao lado do tatame nas competições.

“É gratificante ajudar outros e combinar minha experiência como atleta com o que estou aprendendo agora. Tenho uma visão e, ao juntar esses dois mundos, quero fazer a diferença para eles”, falou Sarah Menezes – Técnica Seleção Brasileira de Judô

Além dos que estarão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, outros piauienses estarão nas Paralimpíadas:

  • Luís Carlos Cardoso, na Paracanoagem nos Jogos Paralímpicos;
  • Rayssa Veras, na Esgrima em cadeira de rodas, nos Jogos Paralímpicos;
  • Keyla Barros, no Paratletismo, nos Jogos Paralímpicos.

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 vão acontecer entre 26 de julho e 11 de agosto. A expectativa é de que o Brasil supere a campanha em Tóquio, onde alcançou a 12ª posição geral com 21 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes). 

O Time Brasil estará em ação em 39 modalidades: Águas abertas, Atletismo, Badminton, Basquete (masculino), Boxe, Canoagem slalom, Canoagem velocidade, Ciclismo BMX Racing, Ciclismo BMX Freestyle, Ciclismo estrada, Ciclismo Mountain Bike, Esgrima, Futebol (feminino), Ginástica artística, Ginástica rítmica, Ginástica trampolim, Handebol (feminino), Hipismo Adestramento, Hipismo CCE, Hipismo Saltos, Judô, Levantamento de Pesos, Natação, Pentatlo moderno, Remo, Rúgbi (feminino), Saltos ornamentais, Skate, Surfe, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Tiro com arco, Tiro esportivo, Triatlo, Vela, Vôlei, Vôlei de praia e Wrestling.

Publicidade

Fonte: Portal O Dia | Foto em destaque: Reprodução / Redes Sociais / Paris 2024

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile