Connect with us

ESPORTES

Após recurso, Justiça anula eleição de Ítalo Rodrigues no River-PI e ordena realização de nova votação

Publicado

em

A 3ª Câmara Cível de Teresina julgou o recurso movido pela chapa encabeçada por Robert Ibiapina e anulou o resultado da eleição que conduziu Ítalo Rodrigues ao cargo de presidente do River-PI. A decisão unânime dos três desembargadores da casa ordenou remarcação do pleito, que ainda não possui data para ocorrer. Esta será a segunda votação feita em 2021 para a composição do Conselho Deliberativo, que é responsável por escolher o presidente do Tricolor. O Tricolor informou que ainda não foi notificado.

CT Afrânio Nunes — Foto: Djalma Lemos/River AC

CT Afrânio Nunes — Foto: Djalma Lemos/River AC

O QUE AVALIOU E DECIDIU A 2ª INSTÂNCIA

A chapa ganhadora do pleito eleitoral não foi legitimamente constituída de acordo com as normas estatutárias (tinha 29 membros e não 30 como determina o estatuto)

A chapa eleita estava incompleta, em “evidente violação ao estatuto”

Não houve a comprovação de que os membros da Chapa Pintinho (Campelo) estariam aptos a serem votados

Anuladas as eleições e nomeado interventor para proceder com a realização de novo pleito eleitoral.

Publicidade

O processo eleitoral do River-PI se arrasta desde de janeiro. As chapas “Francisco Luiz Soares de Oliveira (Pintinho)”, de Genivaldo Campelo, ex-presidente, e “Resultado e Transparência”, liderada por Robert Ibiapina, ex-diretor de futebol, entraram em divergências sobre a anistia de débitos de sócios aptos a votar.

O grupo de Ibiapina, que detinha a presidência do Conselho Deliberativo, anistiou os débitos de milhares de sócios inadimplentes. Campelo foi contrário à decisão, derrubou a manobra e realizou a eleição com um número restrito de tricolores autorizados a comparecerem às urnas.

Após a conturbada realização da votação no CT Afrânio Nunes, Robert Ibiapina acionou a 1ª instância, que deu parecer favorável ao grupo de Campelo em agosto. Neste novo recurso, desta vez movido na 2ª instância, Ibiapina conseguiu anular a votação e forçar a realização de um novo pleito.

Eleição River-PI  — Foto: TV Santos

Eleição River-PI — Foto: TV Santos

– Acredito que a eleição foi justamente anulada, tanto que foi de forma unânime. Foram verificadas diversas irregularidades ao longo do processo eleitoral. Não é crível que apenas 69 associados são aptos a votar, sendo 49 são associados da chapa dita vencedora. Como não vai vencer as eleições dessa forma? Da chapa “Resultado e Transparência” havia mais de 200 associados do lado de fora, mas que não votaram porque a chapa da situação colocou seguranças armados para eles não entrarem. Foram verificadas todas essas provas e, depois de tudo isso, os desembargadores julgaram por unanimidade – disse Marcos Costa, advogado que representou a chapa de oposição.

A CRONOLOGIA DA ELEIÇÃO NO RIVER-PI
MUDANÇA: River-PI altera data da eleição para novo presidente

Publicidade

POLARIZAÇÃO: duas chapas são inscritas para a votação

BRIGA DE ALAS: Campelo consegue anular inscrição de Ibiapina

RESTRIÇÃO: Campelo revela lista com apenas 69 aptos ao voto

ELEIÇÃO PARALELA: Genivaldo e Elizeu fazem duas votações

VITÓRIA: Campelo elege Ítalo Rodrigues como seu sucessor

Publicidade

DESABAFO: Ítalo vence e afirma ter vencido “forças malignas”

RECURSO: Ibiapina leva caso à Justiça, e juiz marca conciliação

INTERVENÇÃO: a pedido da FFP, Justiça nomeia interventor

JUSTIÇA ENTRA NO CASO: juiz decide, e Ítalo é declarado vencedor

Durante todo o ano, o River-PI ficou sob intervenção administrativa a pedido da Federação de Futebol do Piauí, parte interessada no processo. No Campeonato Piauiense, o Galo brigou até a última rodada para não ser rebaixado. Após meses sem atividades, o clube voltou a campo para disputar as eliminatórias da Copa do Nordeste, mas foi eliminado na 2ª fase e não conquistou a vaga na fase de grupos em 2022.

Publicidade

Sem calendário nacional no próximo ano e em meio ao processo de troca de diretoria, o River-PI foca as atenções no estadual do próximo ano. O técnico Wallace Lemos, parte do elenco remanescente do pré-Nordestão e alguns reforços seguem em treinamento no Poleiro do Galo. A estreia do clube será dia 15 de janeiro no jogo de abertura do Piauiense contra o Oeirense, no estádio Gerson Campos, em Oeiras.

Fonte: Ge Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS