Connect with us

ESPORTES

Campeonato Piauiense 2022 deve começar dia 22 de janeiro e terá mudança no formato

Publicado

em

Fotos: Samila Milhomem/FFP

Na tarde desta quarta-feira (20) aconteceu o primeiro arbitral mirando o Campeonato Piauiense 2022 na sede da FFP. Decisões concretas não foram tomadas, mas houve um esboço de quando deve iniciar a competição e em especial do regulamento e formato de disputa do Estadual que vai mudar para o ano que vem, após dois anos sem semifinal apenas com final direto, no caso um G2 a certeza é isso será modificado. O novo arbitral bater martelo quanto a tudo isso deve acontecer no dia 10 ou 18 de novembro. O Campeonato Piauiense 2021 teve transmissão da TV Cidade Verde e no ano de 2022 também seguirá contando com as transmissões da Boa Imagem do Piauí. 

“O sentimento que os presidentes externaram é que querem as semifinais e eu acho que é justo. Eles decidiram pela proposta realizada nos últimos dois anos e se arrependeram e a gente mostra para eles algumas propostas a questão é que temos 16 dadas e não podemos sair das datas”, frisou o presidente Robert Brown. 

Estiveram presentes na reunião todos os representantes dos oito clubes de irão disputar a Série A do Piauiense 2022. Os novatos na edição do próximo ano são o Oeirense e Cori-Sabbá e o atual campeão da competição é o Altos. De acordo com os dirigentes o consenso é o retorno das semifinais e final, voltando a valorizar um G4 na competição e por dois formatos serão analisados, um deles seria o exemplo do Campeonato Maranhense. 

No campeonato o estado vizinho são oito times, assim como no Piauiense. Sete rodadas iniciais e quem fica entre 3ª e 6° lugar fazem uma espécie de pré-semifinal (ida e volta). O primeiro colocado e o segundo aguardam os dois times que avançarem e fazem uma semifinal com jogo de ida e volta e por consequência final também com ida e volta. 

A outra possibilidade seria ter semifinal e final única o que provavelmente não será consenso ou mesmo dividir os oito clubes em dois grupos. 

“O foco foi a quantidade de datas, pois estamos arrumando um meio de ser 16 datas, porém uma conversa também para data de início. A Federação está sugerindo 22 de janeiro, e eu sugeri dia 29 de janeiro provavelmente acredito que será por aí.  Se dependesse de mim eu começava só em março eu disse bem claro para eles, pois o Campeonato terminou agora, eu mesmo (se referindo ao Altos) terminei agora, mas acho que dia 29 atende melhor as datas”, frisou Warton Lacerda, presidente do Altos. 

Publicidade

Outros pontos que tiveram atenção maior foi a questão dos laudos dos estádios que quase sempre são uma novela a mais antes de iniciar a competição. A Federação deve começar o processo de vistória dos estádios da capital e interior neste mês de novembro. Bater o martelo com relação as datas do Estadual ainda não são possível também por conta do calendário da CBF que ainda não saiu e tem clubes piauienses que irão disputar Copa do Nordeste e Copa do Brasil. 

Pâmella Maranhão
[email protected]

Facebook

MAIS ACESSADAS