Connect with us

ESPORTES

Conheça o piauiense que se tornou o primeiro brasileiro a ser árbitro da NBA

Publicado

em

Um piauiense que faz história na NBA, a principal liga de basquete do mundo. Ítalo Araújo, de 32 anos, se tornou o primeiro brasileiro a apitar um jogo de basquete nos Estados Unidos.

Nascido em Teresina e criado em São Luís, no Maranhão, Ítalo Araújo foi jogador de basquete, estudou para ser treinador e o destino o colocou como árbitro. Ele contou ao OitoMeia, a sua trajetória no esporte desde quando ainda atuava no Brasil.

Ítalo Araújo, piauiense árbitro da NBA (Foto: Reprodução/ Cedida ao OitoMeia)

“Meus pais nasceram e foram criados no Piauí, além de mim e da minha irmã. Quando eu tinha pouco mais de um ano a gente se mudou para São Luís, no Maranhão. Ainda tenho familiares que moram tanto em Teresina quanto no interior do Piauí, meus avós, tios e tias”, contou.

Após iniciar sua carreira como jogador de basquete, Ítalo se mudou para São Paulo, onde passou a atuar como atleta federado e disputar competições. Daí surgiu a possibilidade de ir para os Estados Unidos, principal centro do esporte no mundo.

“A possibilidade de morar aqui (nos Estados Unidos) foi logo depois que eu parei de jogar basquete em São Paulo, em 2011. Uma agência de talentos que já tinha meu vídeo falou que tinha a oportunidade de ir para os Estados Unidos jogar basquete universitário”, relatou.

Como jogador de basquete universitário, Ítalo atuou no Western Wyoming Community College e no MidAmerica Nazarene University. Após isso, se tornou treinador e trabalhou no MoKan Basketball, na Immaculata High School e no Breakthrough Basketball.

Publicidade
Ítalo Araújo atuando no basquete universitário dos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

“Eu joguei basquete universitário por quatro anos, fui técnico por cinco anos e agora esse é meu terceiro ano como árbitro”, contou.

“Não esperava virar árbitro, mas as oportunidades foram surgindo, eu fui me encaixando e hoje eu estou aqui trabalhando pela NBA”, disse Ítalo.

Na nova profissão, Ítalo começou apitando jogos de menor popularidade aos finais de semana, buscando uma renda extra. A partir daí, teve uma carreira meteórica. Com dois anos apitando os jogos universitários, o piauiense foi observado pela equipe de olheiros da NBA e agora é contratado da NBA G-League, a liga de desenvolvimento da organização.

Ítalo Araújo, piauiense árbitro da NBA (Foto: Arquivo pessoal cedida ao OitoMeia)

Quando questionado sobre o sentimento de ser o único piauiense a estar trabalhando pela NBA G-League, ele informa estar bem feliz com a conquista mas que ainda tem muito com o que lutar e batalhar até chegar na liga profissional.

“Saindo de Teresina, do Piauí, sendo o primeiro a entrar como árbitro contratado pela NBA… eu sinto que ainda tenho bastante coisa pra conquistar até chegar à liga principal. Mas eu estou bem feliz de estar nessa liga de desenvolvimento. O nível é bem alto e o investimento que eles fazem no basquete como um todo é uma coisa absurda”, comemora.

“Graças a Deus eu estou bem feliz aqui e espero daqui uns dois anos estar apitando na NBA, com muita dedicação e muito trabalho pra isso”, finalizou.

Ítalo Araújo, piauiense árbitro da NBA (Foto: Arquivo pessoal cedida ao OitoMeia)

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS