Connect with us

ESPORTES

Conheça os piauienses que representarão o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio

Publicado

em

Após o sucesso estrondoso da maranhense Rayssa Leal, prata na prova de Skate Street e do Potiguar Ítalo Teixeira, ouro no surfe, nesta sexta-feira (30/07), será a vez de todo o Brasil vibrar por outro nordestino. O piauiense João Henrique Falcão na prova do revezamento 4 x 400 metros mistos e no dia 6 de agosto, será a vez de torcer por outro conterrâneo da cidade de Parnaíba, Kawan Pereira que fará os saltos ornamentais.

Com Kawan e João Henrique, ao todo o Piauí já está na sétima participação consecutiva, com 11 representantes nos jogos olímpicos e colecionando 4 medalhas, sendo uma de bronze, duas de prata e uma de ouro.

  • Zé Maria (futebol) – Atlanta 1996 (BRONZE)
  • Cláudio Roberto (atletismo) – Sidney 2000 (PRATA)
  • Cláudio Roberto (atletismo) – Atenas 2004
  • Sarah (judô) e José Teles (atletismo) – Pequim 2008
  • Sarah (judô) (OURO) e Rômulo (futebol) (PRATA) – Londres 2012
  • Sarah (judô) e Cristiane Silva (atletismo) – Rio 2016
  • João Henrique Falcão (atletismo) e Kawan Pereira (saltos ornamentais) – Tóquio 2020
Sarah Menezes foi a primeira judoca a conquistar ouro em Olimpíadas pelo Brasil. (Foto: Reprodução)

JOÃO HENRIQUE FALCÃO – ATLETISMO

Aos 22 anos, João Henrique é natural de Teresina no Piauí, mas é na cidade vizinha Timon no Maranhão que ele vive e se desenvolveu como atleta, sendo então um ‘piranhense’, mistura de piauiense com maranhense.

João Henrique é considerado um ‘Piranhense’, pois nasceu em Teresina no Piauí e mora na cidade ao lado Timon no Maranhão. (Foto: Reprodução/Instagram)

Inicialmente, o esportista que é campeão sul americano de atletismo, viu o seu sonho de concorrer a uma vaga para o maior evento mundial escapando de suas mãos com a sua não convocação. Mas como a vida é uma caixinha de surpresas, o atleta Lucas Carvalho decidiu não disputar a prova do revezamento 4 x 400 metros mistos e com isso, a vaga pulou para os braços do piauiense, que não pensou duas vezes em arrumar as suas malas e ir em direção ao Japão.

Nesta quarta-feira (28), a família de Falcão preparou uma surpresa pra lá de emocionante. A fachada da casa do atleta em Timon e o portão, receberam uma pintura especial com a com a seguinte frase: “Aqui mora um atleta olímpico. Tokyo 2020”, além de estampar a imagem de João e a bandeira do Brasil.

Homenagem feita na residência de João Henrique em Timon-MA. (Foto: Reprodução)

Emocionado com a homenagem, o jovem aproveitou e parafraseou o medalhista de ouro pelo surfe e também nordestino, Ítalo Teixeira: “Eu irei lutar por vocês sempre, eu lutarei pra fazer vocês chorarem de felicidade e orgulho de mim, anotou aí? Fé então porque eu e Deus estamos trabalhando, como ele mesmo falou ” diz amém que o ouro vem”.

DATAS DO REVEZAMENTO MISTO:

  • 30 de julho (sexta-feira), às 8h: classificatórias
  • 31 de julho (sábado), às 9h35: final

KAWAN PEREIRA – SALTOS ORNAMENTAIS

Nascido no litoral do Piauí, na cidade de Parnaíba, distante cerca de 340 km da capital Teresina, aos 8 anos o fenômeno dos saltos ornamentais se mudou para Brasília. Hoje, aos 19 anos, o saltador não imaginava que estaria em uma disputa aquática em uma Olimpíada.

(Foto: Reprodução)

Isso se deu, pois Kawan iniciou sua carreira no futebol society, e cada gol a comemoração acontecia através de saltos, o que chamou a atenção do seu treinador que o orientou a fazer a seletiva para os saltos ornamentais e desde então, a vida do campeão nunca mais parou girar.

Os saltos ornamentais, pela equipe brasileira contam pela primeira vez com quatro atletas participantes da Olimpíada. Kawan ao lado de Isaac Souza participarão da plataforma 10m e Luana Lira do trampolim de 3m, ambos são estreantes. Ingrid Oliveira fará a plataforma 10m, sendo sua segunda edição em Olimpíadas.

Publicidade
Kawan Pereira tem 19 anos e é natural de Parnaíba no Piauí. (Foto: Reprodução)

DATA DA PROVA DE SALTOS ORNAMENTAIS:

  • 6 de agosto (sexta-feira), às 03h: Classificatórias e semifinal
  • 7 de agosto (sábado), às 03h: Final

O Piauí seguirá em torcida por vocês!

Fonte: Oito Meia

Facebook

MAIS ACESSADAS