Connect with us

ESPORTES

Conmebol divulga calendário de 2018 com “eventual final única” para Libertadores

Publicado

em

Além de ampliar os ganhos para seus torneios a partir de 2019, a Conmebol também anunciou o calendário de suas competições de clubes para 2018. Nas datas anunciadas, uma chama atenção. A entidade deixou marcada uma eventual final única para a Libertadores para o dia 1º de dezembro do próximo ano, um sábado. No entanto, a mudança no formato do torneio ainda não está garantida, e os dias 7 e 28 de novembro estão reservados para os dois jogos da decisão, caso o regulamento seja mantido (veja o calendário completo mais abaixo).

A final única é um desejo do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. O martelo sobre a adoção ou não do modelo europeu na decisão será batido no final deste ano. Quatro cidades surgiram como candidatas a receber o evento: Lima, São Paulo, Rio de Janeiro e Miami.

O calendário foi aprovado em reunião do Conselho da Conmebol, nesta quarta-feira, em Bogotá. Pela primeira vez, a entidade divulgou o cronograma com tanta antecedência. A Libertadores começará no dia 22 de janeiro de 2018, com os jogos de ida da primeira de três fases anteriores à fase de grupos. A segunda fase, onde entram os primeiros brasileiros na disputa, está marcada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os jogos da fase de grupos terão seu pontapé inicial no dia 28 de fevereiro e irão até o dia 23 de maio. Devido à Copa do Mundo, o mata-mata da Libertadores só será disputado a partir de agosto. Portanto, a competição ficará parada por quase três meses. O jogo de ida das oitavas de final está marcado para o dia 8 de agosto.

Recopa Sul-Americana, que reúne os vencedores da Libertadores e da Copa Sul-Americana do ano anterior, será disputada nos dias 7 e 21 de fevereiro. Em 2018, a taça pode ter dois brasileiros, com o Grêmio de um lado, e Sport, Flamengo ou Fluminense de outro. A Copa Sul-Americana começará no dia 14 de fevereiro, com seis partidas da primeira fase, e tem seus dois jogos da final marcados para os dias 5 e 12 de dezembro.

Publicidade

CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO:

Confira o calendário completo da Conmebol em 2018 (Foto: Divulgação/Conmebol)

Confira o calendário completo da Conmebol em 2018 (Foto: Divulgação/Conmebol)

Fonte: Globo Esporte
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS