Connect with us

ESPORTES

Eduardo Leite sanciona Lei Vini Jr. com protocolo de combate ao racismo

Publicado

em

Nesta segunda-feira (08/07), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionou a Lei Vini Jr., que estabelece protocolos para interrupção de partidas esportivas no estado em casos de racismo e homofobia. A nova legislação, proposta pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL), foi aprovada em junho deste ano com ampla maioria de votos na Assembleia Legislativa e tramitava desde maio de 2023.

A Lei Vini Jr. determina que, diante de incidentes de racismo ou homofobia, o árbitro deve paralisar a partida imediatamente. Se a situação persistir, a interrupção será prolongada por 10 minutos, com a retirada dos atletas de campo. Caso o problema não seja resolvido, o jogo será encerrado definitivamente. Além disso, se o ato discriminatório ocorrer antes do início da disputa, o árbitro terá a prerrogativa de cancelar o evento.

Essa medida surge em um contexto de crescente preocupação com casos de discriminação em eventos esportivos, destacando a necessidade de ações concretas para proteger os atletas e promover um ambiente seguro e inclusivo. Segundo o Observatório de Discriminação Racial no Futebol, o estado registrou 20 denúncias de racismo em partidas esportivas no último período.

Fonte: Metrópoles

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS