Connect with us

ESPORTES

Ex-Seleção compara gerações olímpicas e põe era de Ronaldo acima de Neymar: “É melhor”

Publicado

em

A caminhada do Brasil na busca pelo ouro em Tóquio virou estopim para aquecer uma saudável rivalidade de gerações olímpicas da Seleção. Lateral-direito na conquista da medalha de bronze em Atlanta, em 1996, Zé Maria cravou que a turma liderada por Ronaldo Fenômeno, Bebeto e Rivaldo, mesmo sem a conquista dourada, foi a maior que defendeu o país em Olimpíadas. O ex-jogador do Flamengo, Vasco e Cruzeiro colocou a sua geração acima de Neymar, Gabigol e cia, ouro na Rio 2016.

Seleção brasileira bronze em Atlanta 1996 — Foto: Divulgação/CBF

Seleção brasileira bronze em Atlanta 1996 — Foto: Divulgação/CBF

Zé Maria, lateral-direito da seleção brasileira — Foto: Divulgação/CBF

Zé Maria, lateral-direito da seleção brasileira — Foto: Divulgação/CBF

– Ainda hoje é considerada a Seleção mais forte olímpica que o Brasil teve. Mesmo a de 2016 ganhando as Olimpíadas, a nossa é considerada a melhor. Então, isso que ficou triste ainda mais (acabar com a medalhas de bronze). É como a Seleção de 82. Depois de 70, é a melhor do Brasil, mas não ganhou nada – disse o ex-lateral.

Escalações seleção brasileira Atlanta 1996 e Rio 2016 — Foto: ge

Escalações seleção brasileira Atlanta 1996 e Rio 2016 — Foto: ge

Banco olímpico em 1996: Danrlei, Narciso, André Luiz, Sávio, Marcelinho Paulista, Rivaldo e Luizão. Técnico: Zagallo

Banco olímpico em 2016: Uilson Oliveira, William Furtado, Luan, Rodrigo Dourado, Thiago Maia, Felipe Anderson e Rafinha Alcantara. Técnico: Rogério Micale

Lateral do Flamengo à época, Zé Maria foi titular do time de Zagallo que começou com tudo a caminhada em busca o ouro nos jogos olímpicos dos Estados Unidos. Contudo, o Brasil foi derrotado pela Nigéria por 4 a 3 na semifinal e foi obrigado a disputar o bronze. O terceiro lugar no pódio foi garantido após vitória sobre Portugal.

Geração de bronze ficou marcada por eliminação para a Nigéria na semifinal após gol de Kanu

– A Seleção vinha de uma conquista mundial. Nós ganhamos o pré-olímpico lá na Argentina, contra a Argentina. Tínhamos jogadores como Aldair, Bebeto, o Rivaldo, jogadores que tinham jogado Copa do Mundo e com uma experiência muito grande, nos ajudavam muito. Mas você vê aquele time que tinha Dida no gol, que é considerado um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro e mundial. Tinha o Aldair na zaga, o Roberto Carlos na outra lateral, Flávio Conceição, Amaral, Sávio, Ronaldo, Bebeto, Juninho Paulista, Rivaldo, era uma seleção muito forte. Então, fica sempre aquele pedacinho de que alguma coisa ficou para trás – completou.

O Brasil possui seis medalhas olímpicas no futebol e busca seu segundo ouro em Tóquio. Além do bronze conquistado em Atlanta e o ouro no Rio, a Seleção faturou ainda três pratas (Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012) e outro bronze, em Pequim 2008.

Publicidade
Neymar Jr. beija medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio, em 2016 — Foto: Reprodução

Neymar Jr. beija medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio, em 2016 — Foto: Reprodução

MEDALHAS DA SELEÇÃO EM OLIMPÍADAS 🥇🥈🥉

🥇 Ouro: Rio 2016

🥈Prata: Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012

🥉Bronze: Atlanta 1996 e Pequim 2008

Fonte: Ge PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS