Connect with us

ESPORTES

FFP vai exigir vacinação completa dos jogadores no Piauiense

Publicado

em

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) vai seguir o Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro, documento da CBF, e passará a exigir a vacinação completa contra Covid-19 para os jogadores inscritos nos torneios da entidade em 2022. Ao ge, o presidente da FFP, Robert Brown, confirmou que a medida será adotada para o Campeonato Piauiense.

A partir de qual rodada a vacinação completa dos jogadores será exigida ainda vai ser discutida pela FFP.

Brown antecipou que pretende reunir os clubes ao fim da terceira rodada para tratar o tema e acertar quando passa a valer a determinação da imunização plena dos atletas no Piauiense. No Amapá, por exemplo, a vacinação também será obrigatória.

– Com certeza (iremos adotar a mesma medida da CBF). Essa pandemia ainda não acabou. Não podemos baixar a guarda. Quanto mais segurança tivermos, melhor será – afirmou Robert Brown.

A terceira rodada do estadual tem jogos neste sábado, domingo e será concluída apenas na quarta-feira, dia 26 de janeiro, com o duelo entre River-PI e Altos, por causa da participação do Alviverde na Copa do Nordeste.

Publicidade

No Nordestão, o Altos tem um desfalque para a rodada de estreia justamente por causa da nova determinação da CBF sobre vacinação. O meia Willian Júnior não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e não jogará. O presidente do Altos, Warton Lacerda, revelou que o atleta se apresentou sem se vacinar e deu um ultimato: caso quisesse continuar no clube, teria que se tomar os imunizantes.

A FFP confirmou que recomendava dos oito clubes do estadual (Altos, Fluminense-PI, 4 de Julho, Flamengo-PI, Parnahyba, River-PI, Oeirense e Corisabbá) a vacinação desde o início do campeonato. Se os jogadores não estivessem com a imunização completa, o teste PCR negativo era obrigatório. Agora, será uma exigência.

No guia da CBF, o comprovante de vacinação será exigido para que cada atleta seja relacionado numa partida. Caso o documento não seja apresentado, o portal médico da CBF bloqueia diretamente em seu sistema a inscrição deste jogador.

– Entende-se como vacinação plena o período de 14 dias após a aplicação da segunda dose se utilizada as vacinas de duas doses ou a aplicação da vacina de dose única – diz trecho do documento.

No Campeonato Piauiense deste ano, o torcedor para ter acesso ao estádio deve apresentar o passaporte de vacinação com o ciclo vacinal completo, ou com a primeira dose tomada mais o exame PCR negativo para Covid-19. Profissionais da imprensa só entram credenciados, após terem feito a atualização no sistema do cartão de vacinação com as duas doses.

Publicidade

Fonte: Ge Piauí |  Foto: Reprodução Rede Clube

Facebook

MAIS ACESSADAS