Connect with us

ESPORTES

Olimpíadas de 2024 em Paris podem ser boicotadas; entenda!

Publicado

em

Foto: Pixabay


As Olimpíadas de 2024 serão em Paris e muitos esportistas e fãs de esporte já estão se preparando para participar das competições olímpicas.

Os ingressos já começaram a ser vendidos, os treinamentos de alta intensidade já começaram e as apostas esportivas já possuem listas e mais listas com os nomes dos favoritos.

No entanto, dessa vez, mesmo fazendo um Betano cadastro ou realizando treinos intensivos diários pode não ser o suficiente para lidar com imprevistos.

Afinal, um impasse político pode fazer tudo mudar em cima da hora, incluindo ou excluindo atletas de ponta da competição.

Ameaça

Publicidade
  • O que está a ocorrer?

Simplesmente que Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, diz que não quer atletas russos ou bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 se a luta ainda estiver intensa na Ucrânia com a Rússia e sua aliada Bielorrússia.

E Zelensky ameaçou que seu país boicotaria o evento de Paris mesmo que os atletas da Rússia e da Bielorrússia competissem sob uma bandeira neutra.

Vários países da Europa Oriental – principalmente a Polônia e a Letônia – estão firmemente atrás de Zelensky.

Em abril, sua campanha recebeu um impulso – ainda que simbólico.

Os legisladores europeus no Conselho da Europa instaram o COI a excluir atletas russos e bielorrussos de competições internacionais como as Olimpíadas, em vez de buscar maneiras de permitir sua entrada.

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (Pace), de 46 nações, realizou uma sessão de duas horas em Estrasburgo de seu painel para questões esportivas.

Publicidade

O objetivo era contribuir para a elaboração de um relatório sobre a questão do impedimento de atletas e dirigentes dos dois países.

Imparcialidade

O COI disse em março que seria injusto penalizar atletas russos e bielorrussos com base em seus passaportes.

E, acrescentou o COI, desde que estivessem dispostos a competir sem nenhuma parafernália nacionalista, como bandeiras e hinos, e não tivessem expressado apoio à invasão, russos e bielorrussos poderiam testar sua coragem em Paris.

Equipes, no entanto, não serão permitidas.

Publicidade

As opiniões durante a sessão de Pace não teriam sido um choque para a delegação do COI do veterano administrador esportivo Francesco Ricci Bitti, do lutador armênio Arsen Julfalakyan e do atirador namibiano Gaby Ahrens.

Seu cânone? Que os eventos esportivos não podem apenas reunir nações em uma comunhão alegre e que os governos que decidem quais atletas podem competir efetivamente acabariam com os esportes internacionais.

Comunhão

Quase 90 anos depois das vitórias do atleta negro Jesse Owens sobre o testamento branco local, a postura do COI de tentar unir todos parece cada vez mais surreal.

Assim como sua relutância em adiar os Jogos de Tóquio, já que o coronavírus devastou o mundo em 2020.

Publicidade

Os chefes do COI acabaram cedendo a esse assassino.

Alexandra Xanthaki, uma conselheira de direitos humanos reconhecida pelas Nações Unidas, disse na sessão de Estrasburgo que a exclusão do esporte com base no passaporte de um atleta é discriminação.

Talvez. Mas seriam necessários otimistas de outro mundo para acreditar que a Rússia acabaria com a guerra porque seus atletas participam dos Jogos Olímpicos.

Decisão

A ministra dos Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, disse na sessão que os laços estreitos entre esporte e poder político na Rússia estão muito vivos.

Publicidade

O COI, ela insistiu, tinha que decidir sua posição definitiva.

Uma velha confusão a 15 meses do lançamento espetacular do passeio no rio da extravagância de Paris.

Se a guerra na Ucrânia terminasse, as equipes olímpicas de marketing poderiam promover os “Jogos da Boa Vontade”.

Ex-inimigos poderiam se deliciar com a amizade e Paris poderia se tornar uma cidade amistosa sem o horror. Sequências de doces sonhos seriam feitas disso.

Poder

Publicidade

Mas se a luta continuar e o COI continuar pressionando pela inclusão, a França ainda pode negar vistos de entrada para atletas russos e bielorrussos.

Essa decisão viria do líder francês, o pesidente Emmanuel Macron.

Tal movimento cairia bem em Kiev, Varsóvia e Riga, mas não seria recebido com alegria nos corredores do poder do COI em Lausanne.

E daí? Por que Macron arriscaria um boicote prejudicial ao prestígio de um evento que deveria embelezar sua lenda por causa de 500 atletas russos e bielorrussos?

Em 1980, Carter estava buscando um segundo mandato como presidente.

Publicidade

Em 2024, Macron estará na metade de seu segundo e último mandato como supremo francês. O COI tem trabalho a fazer.

E, talvez, o evento esportivo de 2024 em Paris se torne, por todos os motivos elencados aqui, um dos momentos mais importantes das Olimpíadas e Paralimpíadas de todos os tempos.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS