ESPORTES

Thiago Braz pede apoio ao jovem piauiense do salto com vara: “vejo futuro nesse cara”

Publicado

em

O atleta mirim Moisés da Silva, de 13 anos, segue ganhando apoios após viralizar nas redes sociais com um vídeo em que aparece treinando salto com vara com equipamentos improvisados, na cidade de Curralinhos, no interior do Piauí.

Após oferecer ajuda para o treinamento de Moisés, o medalhista olímpico Thiago Braz, ouro nas Olimpíadas Rio 2016, gravou um vídeo em que pede mais do que só torcida para o garoto. Ele pede apoio e patrocinadores para que o garoto se torne no futuro um atleta olímpico.

Braz afirma que o piauiense tem potencial para ser atleta profissional da modalidade e que já passou por dificuldades semelhantes às de Moisés.

“Passando aqui no Instagram do Moisés para te dizer uma coisa: eu saí lá de Marília, uma cidade onde também não tinha estrutura nenhuma aonde eu tinha que carregar o colchão nas costas e levar em um setor especial. Só tinha uma vara assim como o Moisés tem até hoje e eu sei das dificuldades que ele tá passando hoje”.

Thiago reforçou que o piauiense precisa de apoio para se tornar um grande nome do salto com vara. “Inclusive você que está aqui como expectador, que torce pelo Moisés, quero dizer uma coisa: não basta só torcer, precisamos ter mais apoiadores, patrocinadores e pessoas que ser importam com o Moisés. Para a construção de um atleta olímpico, é preciso de muito mais coisas e uma delas é apoio e patrocínio”, pediu o campeão olímpico.

Publicidade

“Ajude o Moisés. Eu já estou nessa causa e vou ajudar o Moisés porque eu me enxergo no Moisés. Eu vejo um futuro nesse cara. Não espere um resultado chegar para apoiar um atleta, comece agora para colher os frutos no futuro”, complementou.

Moisés é natural da cidade de Curralinhos e tem o sonho de ser atleta olímpico. Nas imagens dos saltos, divulgadas nas redes, é possível ver que o pequeno atleta usa, em alguns momentos, uma vara improvisada para pular uma barreira em um campo de areia. Sem qualquer proteção, o jovem chega a saltar um obstáculo que é equivalente a duas vezes a sua própria altura.

Em outros vídeos divulgados no perfil do adolescente no Instagram, que já acumula 165 mil seguidores, ele compartilha a sua rotina de treinos já com uma vara apropriada e praticando a queda em cima de colchões. O talento do garoto chamou a atenção por mostrar que, nem mesmo a falta de equipamento adequado foi suficiente para impedir que o pequeno praticasse o seu dom. Um grande feito, especialmente em um esporte que é considerado um dos mais caros dentre as modalidades olímpicas, mesmo em nível básico.

Moisés participa de projeto social que tem dado resultados

O projeto social é coordenado pelo professor Jocimar Venção (conhecido como Jorginho), tem plantado sementes para colher bons frutos mais à frente. Jorginho é o treinador de Moisés. Em seu projeto, o professor vem treinando atletas mirins em esportes como arremesso de peso e corridas de velocidade, apostando no desempenho individual de cada um.

Em conversa com o Portalodia.com, o treinador explica porque investir em modalidades diversas às comumente praticadas como o futebol, futsal, handebol e vôlei. “É para nossos meninos conhecerem outros esportes. Na verdade, eles conhecem muito mais dos esportes coletivos, que é o que a maioria das escolas ofertam. Mas temos aí o esporte individual para fazer este trabalho de despertar e achar talentos”, diz. Jorginho mora em Monsenhor Gil, onde mantém seu projeto social treinando atletas mirins e, quem sabe, os futuros grandes atletas do Piauí e do Brasil.

Publicidade

A convite da Prefeitura de Curralinhos, ele estendeu sua iniciativa e visitou o município para ministrar uma oficina na qual apresentou alguns esportes individuais voltados para o atletismo. Foi aí que Jorginho conheceu Moisés. O projeto rendeu bons frutos. Em 2023, Curralinhos conquistou 12 medalhas no atletismo nos Jogos Escolares Piauienses. Na edição deste ano, o destaque foi para Moisés da Silva, que ficou em segundo lugar na competição e foi convocado para o Campeonato Brasileiro Escolar 12 a 14 anos.

Fonte: Portal O Dia

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile