Caldeirão Grande do Piauí
Desfile abre a 17ª edição dos Jogos da Independência em Caldeirão Grande do Piauí

Em Caldeirão Grande do Piauí, no mês de setembro, em que se comemora a independência do Brasil, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove os Jogos da Independência.
O evento cívico e esportivo integra o calendário oficial do município e é realizado há 17 anos com a participação de alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.
Este ano, mais de 100 alunos das escolas Senador Dirceu Mendes Arcoverde e José Rodrigues Damasceno participarão dos jogos na modalidade futebol de salão nas categorias fraldinha, pré-mirim, mirim, infantil, sub15 e sub18, tanto masculino, como feminino.
Dentre os objetivos estão a promoção da saúde a partir da prática esportiva na educação, a sociabilização entre alunos, a construção de valores morais e éticos, além da recreação e lazer.
A abertura dos Jogos da Independência aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 1º de setembro, com um desfile dos alunos atletas pelo centro da cidade.

Na quadra poliesportiva, aconteceu a cerimônia oficial de abertura com a participação de alunos, professores, gestores escolares e autoridades como o prefeito Filipe Gonçalves, a secretária de Educação, Damiana Irene, o secretário de Esportes, Rinaldo Oliveira, dentre outros, além de representantes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar.
Durante a cerimônia, foi realizada a entrada das bandeiras de Caldeirão, do Piauí e do Brasil, apresentações com coreografias e feito o juramento do atleta.
A secretária de Educação, Damiana Irene, falou da alegria em poder retomar os Jogos da Independência e afirmou que aquele sempre foi um momento muito esperado por todos os estudantes, desde crianças aos adolescentes.
“A gente vê a alegria e o entusiasmo dessas crianças em participar dos jogos, que fazem muito bem para o desenvolvimento humano, quer seja no aspecto físico ou emocional.”, disse, desejando boa sorte a todos.
O professor de Educação Física, Valdembergue Alencar, que é coordenador técnico dos Jogos da Independência, pediu que os alunos guardassem com carinho aquele momento, e destacou os benefícios.
“O esporte é legal porque não visa apenas a competição, ganhar uma medalha. Ele ajuda a fazer amizades e provoca o intercâmbio sócio esportivo e cultural entre os participantes. […]É uma fundamental e imprescindível ferramenta pedagógica na formação dos jovens de Caldeirão Grande do Piauí.”, disse
Para o prefeito Filipe Gonçalves, participar dos Jogos da Independência trouxe boas recordações. “O sentimento é de nostalgia, de boas recordações. Eu, que já participei dos jogos como aluno, como atleta, hoje tenho a grata alegria de poder estar promovendo os jogos e proporcionando esse momento para as nossas crianças e adolescentes. É muito bom ver que aquela mesma sensação de ansiedade que eu sentia pela chegada dos jogos continua presente entre os alunos.”, disse.
O gestor destacou que os Jogos da Independência fazem parte do calendário do município e é um evento muito importante em vários aspectos, por incentivar a prática esportiva, por promover a integração dos alunos em torno de algo que é saudável, que contribui para a sua formação.
Os jogos
Após a cerimônia, tiveram início os jogos dos torneios de futsal nas categorias infantil feminino, sub18, sub15 e infantil masculino. No primeiro dia foram realizadas cinco partidas. A disputa segue ao longo do dia desta sexta-feira (2) e encerra no sábado (3), com as finais e a cerimônia de premiação.
Ao todo, serão realizados 41 jogos.
Mais fotos
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Jovem de 27 anos morre após sofrer choque elétrico em Patos do Piauí; prefeito decreta luto
-
Curral Novo do Piauí2 semanas atrás
Dois jovens morrem em acidentes de moto no interior de Simões e Curral Novo do Piauí
-
DESTAQUES1 semana atrás
Pequena Giovanna Costa morre aos 2 anos de idade e comove Massapê do Piauí
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Casal de Jacobina do Piauí morre após ser atacado por enxame de abelhas
-
DESTAQUES1 semana atrás
Homem de Jaicós é encontrado morto dentro de cela do presídio de Picos
-
DESTAQUES1 semana atrás
Jovem de Paulistana foi morto pela namorada após discussão por roupa curta