Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Desfile abre a 17ª edição dos Jogos da Independência em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

Em Caldeirão Grande do Piauí, no mês de setembro, em que se comemora a independência do Brasil, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove os Jogos da Independência.

O evento cívico e esportivo integra o calendário oficial do município e é realizado há 17 anos com a participação de alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

Este ano, mais de 100 alunos das escolas Senador Dirceu Mendes Arcoverde e José Rodrigues Damasceno participarão dos jogos na modalidade futebol de salão nas categorias fraldinha, pré-mirim, mirim, infantil, sub15 e sub18, tanto masculino, como feminino.

Dentre os objetivos estão a promoção da saúde a partir da prática esportiva na educação, a sociabilização entre alunos, a construção de valores morais e éticos, além da recreação e lazer.

A abertura dos Jogos da Independência aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 1º de setembro, com um desfile dos alunos atletas pelo centro da cidade.

Publicidade

Na quadra poliesportiva, aconteceu a cerimônia oficial de abertura com a participação de alunos, professores, gestores escolares e autoridades como o prefeito Filipe Gonçalves, a secretária de Educação, Damiana Irene, o secretário de Esportes, Rinaldo Oliveira, dentre outros, além de representantes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar.

Durante a cerimônia, foi realizada a entrada das bandeiras de Caldeirão, do Piauí e do Brasil, apresentações com coreografias e feito o juramento do atleta.

A secretária de Educação, Damiana Irene, falou da alegria em poder retomar os Jogos da Independência e afirmou que aquele sempre foi um momento muito esperado por todos os estudantes, desde crianças aos adolescentes.

“A gente vê a alegria e o entusiasmo dessas crianças em participar dos jogos, que fazem muito bem para o desenvolvimento humano, quer seja no aspecto físico ou emocional.”, disse, desejando boa sorte a todos.

O professor de Educação Física, Valdembergue Alencar, que é coordenador técnico dos Jogos da Independência, pediu que os alunos guardassem com carinho aquele momento, e destacou os benefícios.  

“O esporte é legal porque não visa apenas a competição, ganhar uma medalha. Ele ajuda a fazer amizades e provoca o intercâmbio sócio esportivo e cultural entre os participantes. […]É uma fundamental e imprescindível ferramenta pedagógica na formação dos jovens de Caldeirão Grande do Piauí.”, disse

Para o prefeito Filipe Gonçalves, participar dos Jogos da Independência trouxe boas recordações. “O sentimento é de nostalgia, de boas recordações. Eu, que já participei dos jogos como aluno, como atleta, hoje tenho a grata alegria de poder estar promovendo os jogos e proporcionando esse momento para as nossas crianças e adolescentes. É muito bom ver que aquela mesma sensação de ansiedade que eu sentia pela chegada dos jogos continua presente entre os alunos.”, disse.  

O gestor destacou que os Jogos da Independência fazem parte do calendário do município e é um evento muito importante em vários aspectos, por incentivar a prática esportiva, por promover a integração dos alunos em torno de algo que é saudável, que contribui para a sua formação.

Os jogos

Após a cerimônia, tiveram início os jogos dos torneios de futsal nas categorias infantil feminino, sub18, sub15 e infantil masculino. No primeiro dia foram realizadas cinco partidas. A disputa segue ao longo do dia desta sexta-feira (2) e encerra no sábado (3), com as finais e a cerimônia de premiação.

Ao todo, serão realizados 41 jogos.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS