Connect with us

GERAL

5ª Semana de Comunicação Social da Uespi de Picos encerra com minicursos e palestra; fotos

Publicado

em

Alunos e docentes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Barros Araújo, em Picos, realizaram entre os dias 16 e 20 de janeiro, a 5ª Semana de Comunicação Social.

Durante toda esta sexta-feira (20), dentro da programação houve minicursos de Jornalismo Esportivo, Cerimonial de Eventos e Social Media, além de premiação dos concursos e a palestra de encerramento.

Das 14h às 17h, aconteceu o minicurso de Jornalismo Esportivo, ministrado por Leonardo Leal e Bruna Raquel

Paralelo ao minicurso de jornalismo esportivo, foi realizado o de Cerimonial de Eventos, ministrado pela jornalista Ingrid Moura.

Aline Vasconcelos conduziu o minicurso de Social Media.

A palestra de encerramento foi realizada sob o tema “Jornalismo em perspectiva: dos desafios atuais aos novos campos de atuação” e teve como palestrante a professora Dra. Juliana Teixeira, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Juliana apresentou temas relacionados aos dispositivos móveis e seus lugares de destaque no dia a dia do jornalismo. Na ocasião exibiu um painel comparativo entre aparelhos celulares, tablets e outros dispositivos móveis. No painel denominado Curva do Hype de Gartner foi abordado o pico das expectativas infladas, o planalto de produtividade, rampa de consolidação, o abismo da desilusão e gatilho da tecnologia tendo como base central a visibilidade e o tempo.

Palestrante Dra. Juliana Teixeira

Ainda em relação aos dispositivos móveis a docente fez um apontamento sobre “como esses dispositivos eram utilizados pelos profissionais de jornalismo para produzir conteúdos no dia a dia?” e outro ponto foi “como os conteúdos jornalísticos estão sendo produzidos para circular nos dispositivos móveis?”.

De acordo com professora doutora, embora o conceito de jornalismo móvel incorpore os dois âmbitos é importante dissociar o “jornalismo para dispositivos móveis” e o “jornalismo com dispositivos móveis”.

Publicidade

Pelo menos no Piauí, as imagens produzidas a partir dos dispositivos móveis são mais utilizadas quando os jornalistas não estão presentes na cobertura do fato, nas denúncias ou flagrantes e pretende-se abordar um estilo mais “autoral”.

O uso de aplicativos de mensagens como WhatsApp é um dos meios mais recorrentes, tanto como fonte noticiosa como também para a circulação de acontecimentos que muitas vezes são incorporados nos meios tradicionais.

De acordo com a pesquisadora da Universidade Federal do Piauí os meios de comunicação mais tradicionais como os portais on-line continuam sendo a principal fonte dos conteúdos circulados no ciberespaço.

Durante a palestra foi destacado que, é vivenciado um processo de reconfiguaração do jornalismo diante da mobilidade, embora as transformações convivam estreitamente com as continuidades. Entretanto, o diferencial parece ser a persistência na inovação.

Uma das colocações durante a palestra ministrada pela pesquisadora enfatiza a necessidade dos novos interesses do mundo da mobilidade, diálogo e da interação com os diversos atores envolvidos nos meio de comunicação mais antigos.

Ao final da palestra os participantes tiveram oportunidade de fazer perguntas, colocações e de modo geral interagir entre si.

Publicidade
Acadêmicos interagem ao final da palestra

O curso de Jornalismo da Uespi é coordenado pela professora Dra. Jaqueline Torres e conta com as turmas de 1º, 3º, 5º e 7º períodos, implantado em 2002 pelo professor Dr. Evandro Alberto.


CONTEÚDO RELACIONADO

Roda de conversa debate os 20 anos do curso de Jornalismo da UESPI de Picos; fotos

‘Esquenta’ inicia a 5ª Semana de Comunicação da Uespi de Picos; veja a programação completa


Veja mais fotos

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS