GERAL

9ª Conferência Municipal de Saúde em Monsenhor Hipólito discute e elabora propostas de melhorias para o SUS

Publicado

em

O Conselho Municipal de Saúde de Monsenhor Hipólito em ação conjunta com a Prefeitura na gestão do prefeito Djalma Policarpo, e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 29 de março, a 9ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento é uma das etapas da 17ª Conferência Nacional de Saúde e foi realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) onde reuniu diversos profissionais da saúde e conselheiros municipais. O tema central é “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”.

Autoridades compõem a mesa de honra – Foto: Ascom

O evento foi prestigiado por autoridades (foto acima) como a vice-prefeita Cleydiana Bezerra; o secretário de Saúde, Brício Bezerra; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mônica Sá; o palestrante, Hamilton Lacerda; a secretária de Governo, Betuliana Bezerra; a coordenadora do NASF, Priska; a coordenadora do SAMU, Jucicleia; a coordenadora do CRAS, Maria Dalana; a presidente do Conselho Tutelar, Maria José, demais profissionais de saúde e a população em geral.

O Regimento Interno foi lido pela presidente do Conselho Municipal de Saúde de Monsenhor Hipólito, Mônica Sá.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Monsenhor Hipólito Mônica Sá

A vice-prefeita Cleydiana Bezerra representou o prefeito Djalma Policarpo. Ela destacou que o Sistema Único de Saúde no Brasil é muito importante.

Vice-prefeita de Monsenhor Hipólito Cleydiana Bezerra

“Porque é um sistema que vai de encontro com a população levando melhorias. Uma saúde de qualidade. A gente sabe que, precisa melhorar a cada dia que passa porque a população aumenta e precisamos implementar políticas públicas que venham de encontro aos anseios e às próprias doenças que aparecem. Então, a Conferência de Saúde de Monsenhor Hipólito é de suma importância porque reúne propostas voltadas a tratar do nosso município, nas nossas necessidades e do que a gente mais precisa. Com certeza não é só o nosso, mas muitos outros municípios vão coincidir as mesmas propostas, mas são propostas voltadas a população para melhorar a qualidade de vida”, disse.

Hamilton Lacerda presidiu a palestra magna e falou sobre os quatro eixos temáticos que são: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O palestrante mostrou por meio de um painel dados referente ao município, estado e união.

Publicidade
Palestrante Hamilton Lacerda

 O SUS é considerado a maior política de saúde pública do país e foi criado para atender todos os brasileiros. É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo visto como um dos mais completos pela quantidade de serviços que oferece, reconhecido como modelo pelos serviços de atenção primária, o atendimento inicial dos pacientes encaminhados ao pronto-socorro ou a uma unidade de pronto atendimento (UPA).

O secretário de Saúde, Brício Bezerra, falou da importância da conferência de saúde.

Secretário Municipal de Saúde Brício Bezerra

“A conferência é um importante ato de participação popular que visa fortalecer o Sistema Único de Saúde e dessa forma propor melhorias para a população como um todo”, destacou.

Durante a conferência, a secretária de Governo, Betuliana Bezerra, falou sobre marcação de exames e seus trâmites.

Secretária de Governo Betuliana Bezerra

Após a palestra os participantes se dividiram em quatro grupos e cada um discutiu sobre um eixo temático, onde elaboraram diversas propostas voltadas para a ampliação e melhoraria dos serviços de saúde oferecidos para a população. 

Grupos trabalham propostas embasadas nos eixos temáticos

As propostas apresentadas e aprovadas pelos participantes serão encaminhadas para a etapa macrorregional.

Ao término da conferência, foram eleitos os delegados (titulares e suplentes), que representarão Monsenhor Hipólito na etapa macrorregional.

VEJA MAIS FOTOS

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile