GERAL

Abandono de animais aumenta no fim do ano e ONGs fazem apelo

Publicado

em

Com a chegada das festas de fim de ano, o número de pessoas que saem de férias e viajam aumenta, consequentemente, as casas ficam vazias e os animais domésticos acabam sendo abandonados. Em Teresina, muitas pessoas encontram no abandono a solução mais fácil, mas as entidades de proteção animal pedem que donos busquem uma alternativa. Além disso, o abandono é considerado crime de maus-tratos, previsto na Lei de Crimes Ambientais.

São mais de 300 animais à espera de adoção na Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais(Apipa) — Foto: Reprodução/TV Clube

De acordo com Isabel Moura, tesoureira da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), existem outras formas de viajar sem optar por abandonar os animais de estimação.

“Você pode pedir a um parente que vá até a casa e cuide do animal colocando comida e trocando a água suja por uma limpa. Se não houver parentes próximos, existem profissionais no mercado que são especializados em ir até a residência para alimentar e medicar o animalzinho caso ele esteja fazendo uso de medicação”, explicou.

Gato em situação de abandono em uma rua de Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

ONGs fazem dívidas para cuidar de animais abandonados

A população de animais domésticos em Teresina é de 149 mil cachorros e gatos domiciliados, semi-domiciliados ou em situação de abandono. Segundo Isabel, a Apipa atualmente abriga 300 animais e a dívida com clínicas veterinárias ultrapassa R$ 90 mil.

Abandono de animais é crime previsto no Código Penal — Foto: Reprodução/TV Clube

“A gente lançou uma vaquinha em que a pessoa contribui com o valor mínimo de R$ 15 para que a gente consiga chegar à quantia e realizar o pagamento dessa dívida com a clínica veterinária, ao fim dessa campanha, pois não tem mais o que fazer”, lamentou.

Publicidade

O abandono de animais é crime considerado de maus-tratos previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Fonte: G1

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile