Connect with us

GERAL

Acidentes de trânsito causaram queda de 243 postes este ano, no Piauí

Publicado

em

Nos quatro primeiros meses deste ano, já foram registradas a queda de 243 postes de energia elétrica em todo o Piauí. Os dados são da Equatorial Piauí e alertam para os perigos e prejuízos deste tipo de acidente.

Teresina é a cidade que registrou mais ocorrências deste tipo de acidente, 43 casos até o mês de abril.

Segundo Abraão Galeno, executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, o prejuízo que esse tipo de acidente gera é conjunto. “É prejuízo para quem vai ficar sem energia naquela localidade, porque de fato se precisa de um reparo maior com um tempo de reconstituição maior da rede, por se tratar de um trabalho que envolve equipes mais especializadas. Como tem, também, o prejuízo financeiro para a empresa, que vai ter que fazer a troca do poste, cabos, transformadores”, frizou o executivo.

Abraão Galeno também alerta para o risco de choque elétrico em decorrência de acidentes de trânsito. O executivo explica que neste casos a população não deve se aproximar de fios e cabos partidos, e nem tocar em pessoas e objetos que estejam em contatos com cabos da rede elétrica. “Neste casos, a população deve entrar em contato com a Equatorial, se a rede tiver danificada e, ainda com o Corpo de Bombeiro, para fazer o resgate das vítimas e com a Strans, para que a área seja isolada”, explica.

Número de acidente vem crescendo

Publicidade

O número acidentes de trânsito envolvendo a rede elétrica vem aumentando. Em 2022 foram registrados 681 ocorrências. Esse número representou um aumento de 71% em relação ao ano anterior, 2021, quando foram registrados 398 casos. Os número de 2023 já apontam também para um crescimento.

Teresina é a cidade com mais ocorrências desse tipo de acidente. Em 2022, a Capital registrou 109 casos, o que representou 16% do total de casos de todo o Estado naquele ano.

Em 2022, a concessionária precisou investir mais de R$ 4,8 milhões na recuperação de postes e outros componentes danificados. Neste ano, o montante empregado já passa de R$ 1,4 milhão.

Fonte: Cidadeverde.com

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS