Connect with us

Bocaina

Ações da Campanha Novembro Azul são desenvolvidas em prol da saúde do homem em Bocaina

Publicado

em

O bem-estar e longevidade da população é uma bandeira levantada pela gestão do prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto de Sá Barros, que em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (30), ações da Campanha Novembro Azul.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dentro das ações da campanha foram realizados exames de PSA, totalmente gratuitos, e também ministrada uma palestra na Câmara de Vereadores com as presenças do prefeito, do vice-prefeito Gilberto Barros Filho, da enfermeira Maria Rosa, e do secretário de Saúde do município, Edilberto Dantas.

Prefeito e médico, Erivelto Sá, deu boas-vindas e falou que é satisfatório fazer a abordagem sobre os cuidados com a saúde do homem.

“Hoje é um assunto tratado mundialmente e observamos a preocupação de homens que são mais conservadores e evitam procurar um médico. Eu como médico e gestor desse município tenho a preocupação de alertar para a prevenção. O câncer de próstata quando detectado a tempo é totalmente curável. Vemos hoje a quantidade de pessoas que procuraram essa palestra para se orientar e ficamos muito gratos. Temos êxito no que estamos fazendo que é orientar e conscientizar a população. Estou muito feliz com o êxito dessa palestra e aqui fica o agradecimento a secretaria de saúde, em nome de Edilberto Dantas, e a toda gestão que sempre se empenha em cuidar da população”, falou o prefeito.

Profissionais da Secretaria de Saúde de Bocaina

O vice-prefeito, Gilberto Filho, também é médico, e participou da palestra para repassar orientações ao público-alvo. Ele explicou a importância do exame do toque e a necessidade das pessoas quebrarem o tabu do preconceito.

“É importante que os homens saibam que 15% dos cânceres de próstata só conseguem ser diagnosticados com o exame de toque. É necessário, faz parte da triagem. Quero pedir o comparecimento dos pacientes que pelo menos uma vez no ano façam esse check up. Quero parabenizar os homens de Bocaina e toda a equipe da Secretaria de Saúde em nome do secretário Edilberto Dantas, pelo comparecimento porque aqui é um autocuidado e dizer que estamos sempre à disposição”, disse o vice-prefeito.

O secretário Edilberto, o Betim, agradeceu ao público pelo comparecimento assim como aos profissionais presentes.

“´´E um evento de suma importância para nós homens que enfrentamos ainda o preconceito. As mulheres procuram mais o médico do que nós homens e a gente tem que romper essa barreira. Temos que procurar o médico, os postos de saúde durante todo o ano para prevenirmos com tempo, procurar se orientar com a equipe de saúde. Se perceber algo anormal já procura a agente de saúde e comunica na secretaria que estamos prontos para atender”, orientou o secretário.

Após o pronunciamento das autoridades, foi ministrada a palestra pela enfermeira Maria Rosa.

Publicidade

A enfermeira explicou que a próstata está localizada no interior da pélvis. “Quando se tem problema na próstata os sintomas são urinários. Apenas em 20% dos homens que têm câncer de próstata é que os sintomas urinários aparecem. 80% dos homens não sentem nada [….] e as vezes quando procuram o médico, o câncer está bem avançado em uma fase difícil de tratar”, alertou.

“O exame de toque retal ainda é o melhor para o diagnóstico de câncer de próstata”, frisou. “O psa é o início da investigação. É um indicativo que se houver alteração, a próstata tem algum problema”, explicou a enfermeira. “Se o exame tiver alterado, vamos investigar com o médico, o porquê da alteração”, destacou.

Maria Rosa explicou ainda que em caso de alteração na próstata ´´e necessário a realização de exames de imagem, seguido da biópsia que faz o diagnóstico final.

Após a realização do PSA nesta quarta-feira, os pacientes que apresentarem resultados com alteração terão encaminhamento médico para outras etapas do tratamento.

Na palestra foram sorteados brindes como bonés e entregues aos participantes e também foi servido um cofee break.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS