Connect with us

GERAL

Ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes marcam o 18 de Maio em Marcolândia; fotos

Publicado

em

Em defesa de crianças e adolescentes contra o abuso e à exploração sexual, a Prefeitura de Marcolândia, na gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos e do vice-prefeito Valmir de Juracy, promoveu durante toda esta quarta-feira, 18 de maio, um mobilização alusiva à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18  de Maio.

A ação foi desenvolvida em parceira com as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, juntamente com o Conselho Tutelar (CT) e o Conselho Municipal da Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA).

Com o tema central da campanha nacional intitulado “Faça Bonito: Lembrar é combater, esquecer é permitir”, as equipes dos órgãos envolvidos na mobilização que compõem a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, estiveram presentes logo na chegada do município com a distribuição de panfletos educativos.

A mobilização contou com as presenças de alunos de escolas da rede municipal de ensino, adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), público assistido no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e da comunidade em geral.

Em seguida, partiram em caminhada pelas ruas e avenidas do município com carros de som e uso da voz falando sobre o tema com o objetivo de esclarecer, conscientizar e informar o significado e a importância de combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O combate aos casos de violências contra crianças e adolescentes de acordo com o prefeito Corinto Matos é uma bandeira que a gestão levanta.

Prefeito Corinto Matos ao lado de adolescentes de Marcolândia – Foto por Francisco Carvalho / ASCOM

“É inadmissível que crianças e adolescentes sejam alvos de qualquer time de crime de violência e exploração sexual. Como bem friso sempre, eles são nosso futuro: futuro de Marcolândia, de nosso Piauí e nosso Brasil. Então temos que lutar diariamente em prol dessa causa. Qualquer tipo de violência, seja ela física ou sexual, traz sérias consequências, que são imensuráveis. Vamos combater sempre em qualquer que seja a época do ano. Parabéns ao conselho tutelar, assistência social, cras, creas, cmdca, e todos os que estão lutando em prol dessa causa”, disse o prefeito de Marcolândia.

O secretário de Assistência Social, José Valdemiro, o Birica, enfatizou a representação do município.

Publicidade
Secretário Birica e o coordenador do NASF de Marcolândia, nutricionista Severiano Gomes – Fotos por Francisco Carvalho / ASCOM

“É um dia importante para o Brasil e para o mundo, garantindo a segurança de nossas crianças e adolescentes. Eles são a base de uma sociedade. Marcolândia está fazendo a parte em uma caminhada bonita com a Secretarias de Educação e Saúde onde as crianças participaram. Então foi um dia rico para Marcolândia”, destacou o secretário de Assistência Social.

A psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social, Eribetânia Carvalho, explicou o significado da campanha.

Psicóloga do CRAS, Eribetânia Carvalho – Foto: Francisco Carvalho / ASCOM

“Foi um caso que aconteceu com uma menina de oito anos, Ela foi violentada sexualmente e morta. A partir desse caso que abalou todo o Brasil foi decidido anos depois, o dia. O objetivo do dia de hoje é levar a informação, mobilizar, e conscientizar a sociedade sobre o tema. Violência sexual contra crianças e adolescentes infelizmente é um dado real”, destacou.

De todas as violências existentes no país, de acordo com a psicóloga, cerca de 75% envolve crianças e adolescentes. “É um dado alarmante”, lamentou.

Eribetânia chamou atenção para a continuidade das ações preventivas e combativas em todos os períodos do ano.

“Temos que ter mais momentos assim em busca de prevenção, de tentar identificar os sinais quando vierem apresentar, não só apenas no dia 18 de maio”, alertou a psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A coordenadora de Desenvolvimento Social do (CRAS), Valéria Castro, informou ainda que além da caminhada desta quarta-feira (18), em Marcolândia houve palestras, blitz educativa, passeatas, e diversas atividades durante o mês de maio.

Coordenadora de Desenvolvimento Social, Valéria Castro – Foto: Francisco Carvalho / ASCOM

“Ressaltamos a importância da mobilização, dando ênfase que a prevenção se faz todos os dias”, concluiu.

Entenda mais sobre o 18 de Maio

Publicidade

18 de Maio é considerando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pois faz memória à uma menina do estado do Espírito Santo, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta exatamente no dia 18 de maio de 1973. Na época de grande repercussão em todo o país ficou conhecido como o Caso Araceli.

Somente em 2000, o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na data da morte de Araceli.

Denúncias

Para denúncias de casos de violência contra crianças e adolescentes, além do DISK 100 que está disponível 24 horas por dia, as pessoas devem procurar o Conselho Tutelar, o CRAS, CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) de Marcolândia.

Presenças

Publicidade

A mobilização foi prestigiada pelo prefeito Dr. Corinto Matos e a primeira-dama e secretária de Educação, Auxilia Matos; o secretário de Assistência Social, Birica, a coordenadora de Desenvolvimento Social, Valéria Castro, juntamente com as assistentes sociais: Gerlane Nunes, Laura Lopes e Lívia Pires; a psicóloga Eribetânia, e demais colaboradores, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, CMDAS, Agentes Comunitário de saúde, professores, diretores e coordenadores de escolas, Polícia Militar, e a comunidade em geral.

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS