Connect with us

Alegrete do Piauí

AGOSTO DOURADO | Saúde de Alegrete promove palestras sobre a importância do aleitamento materno

Publicado

em

O leite materno é considerado a “primeira vacina” do bebê por ser rico em nutrientes o que favorece ao crescimento saudável. Dessa forma a Secretaria Municipal de Saúde de Alegrete do Piauí, realizou nesta quinta-feira (26), na Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia, um encontro com gestantes e lactantes no puerpério para falar da Campanha Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.

O evento contou com apoio da Prefeitura na gestão da prefeita Lilian Alencar, e Andréia Sousa representada por Adrícia Sousa. Na ocasião foram ministradas palestras educativas pelas fisioterapeutas Ada Kaliny e Alyne Dias, bem como as nutricionistas Ana Kelly e Bruna Alencar.

Ada Kaliny que é fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) ministrou palestra e explica que leite materno é rico em componentes como água, proteínas, carboidratos, sais minerais, hormônios, substâncias anti-inflamatórias, além de proporcionar um maior vínculo materno infantil (mãe e bebê) e benefícios à saúde da mãe.

“Agosto é o mês onde se intensificam as ações voltadas para aleitamento materno, a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida da criança e complementar até dois anos, visto que, o leite materno é considerando padrão ouro dos alimentos, ouro líquido, daí o resgate ao nome Agosto Dourado. O aleitamento materno traz benefícios para a mãe como perca de peso, regressão do útero ao seu tamanho normal o mais brevemente, além de reduzir os riscos de osteoporose, câncer de mama e de colo do útero. Foi um momento dedicado exclusivamente a saúde da gestante e do recém-nascido”, destacou a fisioterapeuta.

A nutricionista Ana Kelly explica que o leite materno é a alimento mais completo que protege a criança de doenças como diarréia, infecções e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto e obesidade na vida adulta.

“Foi muito gratificante voltar nossas atividades de promoção à saúde com um público tão especial quanto as gestantes e lactantes, e com um tema tão importante como o aleitamento materno, aproveitando também o momento para tirar dúvidas das mamães e esclarecer alguns mitos e verdades que podem influenciar a mamãe a manter a amamentação exclusiva do bebê até os 6 meses”, esclarece.

A secretária de Saúde, Anna Carla Bezerra, em entrevista ao Cidadesnanet.com enfatiza que o evento foi valioso com informações relevantes para o público-alvo.

“As informações que foram repassadas são muito valiosas para as gestantes e bebês e que a gente possa se adaptar nessa nova fase e fazer mais momentos assim. Essa nomenclatura de Agosto Dourado significa que o mês é utilizado para incentivo do aleitamento materno e, pela cor do ouro, pois a gente conhece o leite materno como padrão outro da alimentação infantil”, explica a secretária.

“Estou muito satisfeita e orgulhosa da equipe que pegou junto, que convidou e compartilhou, compareceram, pelas gestantes que honraram nosso convite e que se divertiram um pouco e saíram da rotina”, concluiu Anna Carla agradecendo a todos que ofertaram brindes como Adrícia Sousa, o vereador Luiz Carlos, Andréia Ramos,
Antônia Maria Alencar, além dos brindes da Secretaria de Saúde.

Publicidade

Na confraternização houve ainda o Busca Ativa de vacinação contra a Covid para gestantes e lactantes que ainda não tinham tomado a vacina.

A equipe do Programa Criança Feliz da Assistência Social esteve presente para abrilhantar o evento e estreitar os laços. A Coordenadora Isadora Ramos fez uso da palavra e apresentou os visitadores do programa colocando-se à disposição das gestantes e da Secretaria de Saúde.

A confraternização contou com a presença da coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Brotas Oliveira, que trabalhou dinâmicas e brincadeiras e agradeceu a todos os apoiadores do evento.

“O Agosto Dourado foi extremamente gratificante porque juntamos os ACSs e as três estratégias de saúde do município com as enfermeiras Lívia, Jannaina e Nayara. Foi uma reunião bem expressiva com número de participantes que nunca tínhamos atingido antes. Estamos gratificadas e honradas por ter sido tão bom. Elas participaram das brincadeiras, interagiram, batemos papo sobre mitos e verdade no aleitamento materno. Tivemos o apoio da prefeita Lilian Alencar e da Secretaria de Assistência Social através de Antônia Maria, de Adrícia, da secretária de Saúde Anna Carla, que esteve presente com a gente, bem como Andrea Sousa que sempre está no apoiando […] O Nasf de Alegrete nunca cruzou os braços. Tivemos à frente desde o início da pandemia nas barreiras sanitárias e depois voltamos de forma remota com atendimentos on-line de psicólogos, nutricionistas, para darmos continuidade aos nossos serviços”, disse Brotas agradecendo a todos os apoiadores.

Na confraternização, a psicóloga do NASF, Rayane Oliveira, esteve presente.

Veja fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS