Connect with us

GERAL

Agricultores familiares terão seguro safra prorrogado por dois meses

Publicado

em

Os efeitos da estiagem no Piauí trouxeram prejuízos para diversos agricultores familiares no Estado. Alguns deles tiveram perdas na safra que chegaram a 100%. Por conta disso, tiveram que receber o benefício do seguro garantia safra. Em alguns municípios, o pagamento do benefício foi prorrogado por mais dois meses, março e abril.

O decreto autorizando a prorrogação do pagamento do benefício foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última quartafeira. Do Piauí, agricultores familiares de 26 municípios serão contemplados com o benefício. Ao todo, a medida atinge 12.339 agricultores que tiveram prejuízos na safra receberão um auxílio no valor de R$155 mensais, nos meses de março e abril, referente à safra 2012/2013.

Serão contemplados agricultores familiares dos municípios de Aroeiras do Itaim, Barra D’Alcântara, Boa Hora, Cajueiro da Praia, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti, Capitão de Campos, Cocal, Cocal dos Alves, Colônia do Piauí, Dirceu Arcoverde, Eliseu Martins, Fartura do Piauí, Geminiano, Guaribas, Hugo Napoleão, Itaueira, Jatobá do Piauí, Júlio Borges, Nazária, Paes Landim, Piripiri, Ribeira do Piauí, São Julião, Sussuapara e Várzea Grande.

O valor será pago obedecendo o calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. Nesses municípios, os agricultores familiares aderiram ao seguro garantia safra e receberam R$760, divididos em cinco parcelas, referente ao seguro. Em todo país, a medida irá atingir agricultores familiares de 486 municípios que tiveram prejuízos na safra, seja pelo excesso de chuvas ou pela seca, na Bahia, Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo ― área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), majoritariamente Semiárida ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Publicidade

Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão. Para receber o benefício, os agricultores precisam contabilizar perdas de pelo menos 50% da produção.

FONTE: Portal O Dia

Facebook

MAIS ACESSADAS