Agricultores familiares terão seguro safra prorrogado por dois meses
Publicado por: Marcos Rangel | Data: 14/03/14
Comments 0

Agricultores familiares terão seguro safra prorrogado por dois meses

Os efeitos da estiagem no Piauí trouxeram prejuízos para diversos agricultores familiares no Estado. Alguns deles tiveram perdas na safra que chegaram a 100%. Por conta disso, tiveram que receber o benefício do seguro garantia safra. Em alguns municípios, o pagamento do benefício foi prorrogado por mais dois meses, março e abril.

O decreto autorizando a prorrogação do pagamento do benefício foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última quartafeira. Do Piauí, agricultores familiares de 26 municípios serão contemplados com o benefício. Ao todo, a medida atinge 12.339 agricultores que tiveram prejuízos na safra receberão um auxílio no valor de R$155 mensais, nos meses de março e abril, referente à safra 2012/2013.

Serão contemplados agricultores familiares dos municípios de Aroeiras do Itaim, Barra D’Alcântara, Boa Hora, Cajueiro da Praia, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti, Capitão de Campos, Cocal, Cocal dos Alves, Colônia do Piauí, Dirceu Arcoverde, Eliseu Martins, Fartura do Piauí, Geminiano, Guaribas, Hugo Napoleão, Itaueira, Jatobá do Piauí, Júlio Borges, Nazária, Paes Landim, Piripiri, Ribeira do Piauí, São Julião, Sussuapara e Várzea Grande.

O valor será pago obedecendo o calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. Nesses municípios, os agricultores familiares aderiram ao seguro garantia safra e receberam R$760, divididos em cinco parcelas, referente ao seguro. Em todo país, a medida irá atingir agricultores familiares de 486 municípios que tiveram prejuízos na safra, seja pelo excesso de chuvas ou pela seca, na Bahia, Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo ― área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), majoritariamente Semiárida ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão. Para receber o benefício, os agricultores precisam contabilizar perdas de pelo menos 50% da produção.

FONTE: Portal O Dia

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Hospital de Campanha do Verdão recebe primeiros pacientes com Covid-19 em Teresina

O Hospital de Campanha Estadual (HCE), no Ginásio Verdão, Centro de Teresina, recebeu os primeiros pacientes para tratamento da Covid-19, nessa terça-feira (2). Dois homens, de 43 e 54 anos, e

ENTRETENIMENTO

Após live polêmica, Eduardo Costa diz que pensa em parar carreira

Parece que não foi legal o comportamento de Eduardo Costa na última sexta-feira (1), durante a transmissão ao vivo que ele fez ao lado de Leonardo. Na noite de domingo (3),

GERAL

Caio Castro sofre acidente e capota carro em competição de rally

O ator Caio Castro, que interpreta Rock na novela das nove da Globo, A Dona Do Pedaço, passou por um susto de tirar o fôlego no sábado (24). Durante participação