DESTAQUES

Agricultura familiar | Uma solução sustentável para uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos

Publicado

em

Nos últimos anos, o interesse por uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos tem crescido entre a sociedade. Nesse contexto, a agricultura familiar tem se destacado como uma solução viável e sustentável para a produção de alimentos saudáveis, beneficiando tanto os consumidores como os próprios agricultores.

Pequenos agricultores da localidade de Gronho, no município de Monsenhor Hipólito, tiveram a oportunidade de iniciar uma horta comunitária há alguns anos e, a partir desse projeto, iniciaram suas plantações de vegetais na beira do rio, utilizando-o como fonte de água para consumo e sustento.

No entanto, a demanda da comunidade superou a capacidade da horta comunitária e cada agricultor decidiu alugar seu próprio pedaço de terra para cultivar sua horta, sempre seguindo os princípios de cultivo orgânico.

Francisca Luzia de Sá, moradora local de 49 anos, destacou que os produtos alimentícios produzidos são totalmente livres de agrotóxicos.

“Diferente dos métodos convencionais, aqui não utilizamos veneno ou agrotóxicos, nossas plantações de alface, cebolinha, cheiro verde e pimentões são de alta qualidade porque prezamos pela saúde e pela proteção ao meio ambiente, utilizamos apenas adubos naturais”, enfatizou.

É evidente que não é apenas o adubo que garante uma boa colheita. O solo também desempenha um papel fundamental durante o ciclo de plantio.

Publicidade

“Depois de plantar em um determinado local, esperamos cerca de três meses antes de replantar no mesmo lugar, permitindo que o solo se renove, essa prática de rotação, ajuda a manter a fertilidade da terra e garante uma produção constante”, explicou Francisca.

Além de influenciar na aparência dos vegetais, o uso de agrotóxicos podem causar diversos problemas de saúde, assim como enfatiza a Dra. Edjane Barbosa, nutricionista clínica esportiva.

“Os agrotóxicos são componentes químicos, físicos ou biológicos utilizados na produção de alimentos, principalmente frutas e verduras, o consumo excessivo desses alimentos pode levar a diversos tipos de câncer, lesões no fígado, pulmão e alergias, entre outras patologias, infelizmente, esses produtos se acumulam não só nas cascas, mas também no interior dos alimentos, permanecendo mesmo após a lavagem,” explica.

A Dra. Edjane Barbosa, ainda destaca que optar por alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, garante uma melhor qualidade de vida, proporcionando uma maior absorção de vitaminas e minerais pelo organismo, além de prevenir o câncer e outras doenças. Além disso, o cultivo de mini hortas em casa também é uma excelente opção para evitar o consumo de alimentos com produtos químicos.

Os agricultores da comunidade Gronho são um exemplo vivo de como é possível cultivar alimentos saudáveis, respeitando a natureza e colhendo os benefícios para a saúde de todos. 

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile