Connect with us

Conceição do Canindé

Água de barragem volta a atingir Conceição do Canindé após mortes de peixes

Publicado

em

A água da Barragem Joaquim Mendes, conhecida como Pedra Redonda, voltou atingir o nível do rio em Conceição do Canindé, Sul do Piauí. No início da semana, centenas de peixes apareceram mortos após o fechamento da comporta do reservatório durante 20 dias.

A comporta foi reaberta e a água voltou a correr no rio Canindé. Os moradores da região cobram do governo do estado, o gerenciamento adequado da Barragem Pedra Redonda para que a escassez de água não volte a acontecer.

Os dois dias que o rio Canindé ficou sem água foram suficientes para causar prejuízos. Ainda é possível encontrar os peixes nativos mortos no leito do rio.

A agricultura também foi prejudicada. O presidente da Associação de Irrigantes e produtor Renato Carvalho precisou reduzir em 70% a irrigação da plantação.

“Eu tenho um pequeno reservatório natural da água do rio, que foi onde eu tive apoio. Trabalhava 10 horas por dia na minha irrigação e precisei reduzir para 3 horas, só usava a quantidade de água para manter a planta viva até resolver o problema da barragem”, contou o produtor.

Publicidade
Água de barragem voltou a atingir nível do rio Canindé, no Sul do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Água de barragem voltou a atingir nível do rio Canindé, no Sul do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

A falta de água no leito do rio Canindé também causou prejuízos para o setor do turismo. A localidade Mocambo, zona rural de Conceição do Canindé, chega a receber centenas de visitantes nos finais de semana, mas isso só é possível através da Barragem Redonda.

“Sem a barragem aqui é prejuízo total”, disse um comerciante.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) informou que a Barragem de Joaquim Mendes estava com vazão miníma, mas que desde o dia 14 ela foi aumentada.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS