Connect with us

GERAL

Aluna piauiense que fez maior média no Enem leu 25 livros em 2015

Publicado

em

A jovem Monalysa Oliveira, 18 anos, contribuiu para o Instituto Escolar São José, localizado no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, atingir a marca de maior média do país na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Aluna da escola desde a alfabetização, a hoje estudante de Direito da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), fez 980 pontos na redação do Enem e credita à equipe de professores e à sua rotina de estudo o desempenho de sucesso.

Monalysa  conta que escrevia redações diariamente sob orientação da equipe da escola. Os professores incentivavam os alunos a argumentar e à leitura. Ao Cidadeverde.com, a estudante lembra que leu 25 livros no ano passado.

“Além da carga horária escolar, eu tinha minha rotina de estudo em casa. Estudava cinco horas por dia e lia autores, dentre eles Simone de Beauvoir, que contribuiu muito para o meu sucesso, já que o tema da redação era sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, relembra Monalysa.

Nesta quarta-feira (05) a direção da Escola São José, em entrevista à TV Cidade Verde, destacou o trabalho desenvolvido na instituição escolar para conseguir tal resultado no Enem. A diretora Rosimar Carvalho destacou que a metodologia de ensino desenvolvida na escola é “baseada em diagnósticos”.

Publicidade

“Identificamos os pontos de dificuldade dos alunos e desenvolvemos um trabalho de ensino personalizado”, enfatiza Rosimar.

Já o professor do Instituto São José, Rangel Bezerra, ressalta a importância do ensino infantil e fundamental no bom desempenho dos alunos no ensino médio.

“A educação começa lá no ensino infantil. Toda a equipe escolar é responsável por esse resultado”, pondera Rangel.

No Jornal do Piauí, a mestre em Educação,  Silvia Martins, reiterou o que a equipe da Escola São José defende e disse que a educação é processual e que o resultado que o aluno apresenta no ensino médio é decorrência de todo trabalho iniciado desde a educação infantil.

“O resultado no Enem é decorrência do histórico escolar do aluno”, disse.

Publicidade

O Piauí tem quatro entre as 10 escolas do Brasil que mais pontuaram na redação do Enem 2015. São elas: o Instituto Educacional São José, unidade Mocambinho, Instituto Dom Barreto, Educandário Santa Maria Goretti e Colégio CEV.

Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS