Connect with us

GERAL

Aluno de mestrado do IFCE cria aplicativo para registro de criações intelectuais

Publicado

em

O estudante Igor Silva Pinto, desenvolveu  o aplicativo “Propriedade Intelectual Fácil”, para capacitar as pessoas a registrarem as criações intelectuais. Esse APP faz parte do trabalho de conclusão do curso de mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação / PROFNIT, que integra ao Instituto Federal do Ceará- IFCE .

O aplicativo tem finalidade de orientar a população, seja pessoa física ou jurídica a registrar legalmente suas criações intelectuais para a partir daí explorarem economicamente sua propriedade intelectual. No entanto, o aplicativo é apenas informativo e, já  encontra-se disponível para download no play story . Digitem o nome “Propriedade Intelectual Fácil” e baixe  de forma gratuita.

O APP só serve para o sistema operacional Android. “A partir daí façam a divulgação das suas criações através do registro e principalmente da exploração econômica”, disse Igor Silva Pinto.

O aplicativo já está criado e registrado no instituto nacional da propriedade industrial (INPI) , ele está registrado na modalidade protetiva no programa de computador.

Igor  Silva Pinto, afirma que o aplicativo tem a finalidade de divulgar , capacitar e orientar na  pratica as pessoas  a registrarem as suas criações intelectuais, tanto os homens quanto as empresas.

Publicidade

“A partir do registro da legalização intelectual , vai ser feito a exploração econômica,  então dai a importância  do aplicativo  que condensou toda a propriedade intelectual no moderno linguajar e, tecnológico na palma da mão de todos”, enfatizou o criador do APP, Igor Silva Pinto.

Essa plataforma tem a importância que vem do linguajar moderno que está no bolso de todos e, que  abrange uma área muito grande que é a propriedade intelectual.

“Podemos observar que as modalidades protetivas são grandes, que tem umas quinze ou mais, então tem toda uma legislação condensada do linguajar completo e rápido e principalmente uma orientação prática no registro , sendo um  trabalho  interessante.  Essa é minha contribuição para sociedade,  a motivação, divulgação, capacitação, orientação e, na prática as criações intelectuais do homem e das empresas a partir desse registro de propriedade parte para a exploração econômica”, enfatizou.

Igor Silva Pinto, falou sobre o objetivo geral do APP.  “O objetivo geral tem a finalidade  de fornecer a sociedade, em especial aos usuários de Internet, um Aplicativo Móvel Educacional (APP) de uso facilitado sobre a Propriedade Intelectual, com seus ramos, mecanismos, legislações e informações para a proteção das elaborações do intelecto humano’, explicou.

Além disso, essa plataforma digital para telefone Android tem outros objetivos e, o criador  esclarece que esse APP tem função de contribuir para as produções intelectuais.

Publicidade

“Os objetivos Específicos é para produzir um material de ensino e aprendizagem contemporâneo de fácil conexão, para emprego em telefones inteligentes com sistemas operacionais Android , com grande alcance social, de interação inovadora e com enorme potencial de propagação da Propriedade Intelectual; Criar um Software didático e instrucional inédito sobre Propriedade Intelectual, com teor atual, descomplicado, prático e de orientação para o registro legal das criações intelectuais, ” concluiu  Igor Silva Pinto.

Titular do aplicativo: Igor Silva Pinto

Autores do aplicativo : Eduardo Rodrigues Santos; André Luiz Carneiro de Araújo; Igor Silva Pinto

Fonte: R10

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS