Connect with us

Geminiano

Alunos de projeto social em Geminiano participam de Campeonato de Capoeira em Teresina

Publicado

em

Dois alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Assentamento União – SCFV, grupo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Geminiano e apoiado pela Prefeitura Municipal, participam, neste sábado (07), do Copa Cajuína de Capoeira, evento que iniciou nesta terça-feira (03), em Teresina.

O Contramestre Catraca, responsável pela equipe que sairá de Picos, na qual os alunos de Geminiano estão incluídos, declarou que a intenção é fazer com que os alunos entendam como funcionam as competições e se preparem para o próximo ano.

“Estamos levando membros do Grupo Palmares de Capoeira para o Copa Cajuína, dentre eles, o Cleisson e a Vitória, que são nossos alunos no grupo social no Assentamento União, município de Geminiano. Este é um grande tornei que tem todo ano, vindo até gente do exterior. E estamos indo participar desse evento e levando os alunos para que eles comecem a entender como deve agir um verdadeiro capoeirista dentro de um torneio”, disse ele.

Ele relatou ainda que essa é uma oportunidade de preparo para os alunos, a fim de que participem no próximo ano.

“Estamos nos preparando bem, principalmente psicologicamente. Levar essas crianças para esse torneio, vai proporcionar a elas um leque de conhecimento. Vão conhecer pessoas de todo o país e de fora, principalmente da Europa. Eles não disputarão. Irão apenas para ganhar experiência e, no próximo ano, iremos colocá-los na disputa. E vamos estar junto com esses grandes nomes da capoeira. Estamos indo em 18 pessoas, sendo dois do projeto, mas no geral do evento, cerca de 600 pessoas devem participar”, explicou.

Maria Vitória, aluna do projeto municipal de Geminiano há seis meses, disse estar feliz em poder participar do Copa Cajuína e do que mudou na sua vida com o grupo. “Estou amando poder ir, porque vendo como funciona, poderei aprender mais. É uma oportunidade muito boa. Desde que comecei a capoeira, muita coisa mudou. Por exemplo, os jovens daqui éramos muito afastados. A capoeira fez com que nos envolvêssemos mais. Há outros jovens que têm se envolvido através disso”.

“Espero que com essa ida eu possa aprender mais e que, no próximo ano eu possa fazer a mesma coisa: competir com meu grupo”, disse Cleisson Lopes, aluno do SCFV.

Publicidade

Valdênia Lacerda, orientadora social da Secretaria de Assistência Social de Geminiano, relata de que maneira o projeto tem contribuído para o desenvolvimento dos jovens da comunidade.

“É muito gratificante ver esses jovens saindo para esse campeonato. O trabalho começou bem pequeno e está se expandindo muito, principalmente em relação à vivência dos jovens. Somos uma localidade pequena e, por isso, os jovens têm pouco acesso às várias coisas que lhes poderiam ajudar nesse processo de desenvolvimento. Esse projeto tem feito a diferença na vida deles, então é muito gratificante vermos eles saindo para mostrar o trabalho deles”, pontuou.

O SCFV possui ainda dois grupos com os quais trabalham ações sociais: os idosos e crianças de 3 a 6 anos, além dos adolescentes e jovens.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS