Connect with us

GERAL

Aneel autoriza alta média de 25,8% para contas de luz no Piauí

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (26) o aumento médio de 25,81% nas contas de luz da Cepisa, distribuidora que atende a 1,1 milhão de consumidores no Piauí. O reajuste começa a valer na próxima quinta (28).

Para os consumidores residenciais (baixa tensão), o aumento autorizado é de 24,93%. Já para os grandes consumidores, como a indústria, é de 29,14%.

Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. Entretanto, a empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

As distribuidoras passam todos os anos por um processo de reajuste de suas tarifas, que pode levar a aumento ou queda dependendo do que for apurado pela Aneel. Em 2014, a agência vem autorizando reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país.

As distribuidoras não lucram com a compra de energia dos geradores, mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Entretanto, podem repassar todo o custo com a compra de energia para as tarifas.

Publicidade

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS