Connect with us

GERAL

Animais são mortos por envenenamento em cidade do Piauí

Publicado

em

Além do abandono de animais, um crime ainda maior é a matança, só pelo fato de serem animais e viverem pelas ruas, à procura de comida e abrigo. No município de Campo Maior, localizado a cerca de 84 quilômetros de Teresina, em apenas dois dias foram mortos oito animais, entre cães e gatos, por envenenamento, segundo denúncias de moradores do Conjunto José Francisco Bona, no bairro Fripisa, naquela cidade.

Maltratar ou matar animais de qualquer espécie é crime no Brasil, previsto no art. 32 da Lei de número 9.605, de 1998. E a pena para esses crimes é de detenção de três meses a um ano e ainda multa. Moradores disseram que, em um dia, apareceram cinco cachorros mortos, com sinais de envenenamento, e no dia seguinte, mais dois gatos e um cachorro apareceram mortos, com os mesmos sinais, de envenenamento.

Casos como esse ocorrem em vários pontos do país. Um dos casos de maior gravidade ocorreu no ano passado, em três cidades do Sul de Santa Catarina, onde cerca de 40 cachorros morreram por envenenamento. Em Teresina e nos municípios de Piripiri e Esperantina já ocorreram denúncias de animais mortos, por envenenamento, denunciados pela população.

Está na hora de as leis serem mais duras com quem maltrata ou mata animais. O professor-doutor do Hospital Veterinário Universitário de Teresina (HVU), Marcelo Campos Rodrigues, falou sobre o assunto, em entrevista concedida ao radialista e apresentador do Programa ‘Fogo Cruzado’, da Rádio Jornal Meio Norte. O veterinário disse que esse tipo de situação é muito preocupante e, provavelmente, esse tipo de pessoa que mata ou maltrata animais,tem algum tipo de distúrbio.

“São potenciais prejudicadores até mesmo da saúde humana. Hoje, existem estudos no mundo todo, inclusive, tem-se hoje, uma chamada ‘teoria do elo’, que diz respeito que maus-tratos com animais estão relacionados com a violência doméstica”, diz o veterinário, acrescentando que essas atitudes acabam por refletir na parte mais frágil da população, como, por exemplo, crianças e idosos e que esse tipo de pessoa precisa ser assistida pelo poder público. “Esse ser humano precisa rever seus conceitos de ética, de moral e de atitude para com os outros”, reiterou.

Publicidade

PENALIDADES

O veterinário Marcelo Campos Rodrigues falou também sobre as penalidades para os crimes com animais, que segundo ele, vão desde prisões e pagamentos de multa. Ele diz ainda que, infelizmente, a legislação brasileira ainda considera maus-tratos com animais como um ato de baixo poder ofensivo, com penas transformadas em penas alternativas.

“Já tramita pelo Congresso, aumentar essas penas, para que elas sejam transformadas em penas alternativas”, informa Marcelo Campos. Ele entende que é de fundamental importância que as denúncias sejam feitas pela população, quando presenciar situações de maus-tratos aos animais. A Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente, em Teresina, está localizada na Nova Potycabana, na Avenida Raul Lopes.

 

 

Publicidade

 

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS