Connect with us

GERAL

Apicultores de Picos dobram produção após ano ruim em 2013

Publicado

em

Após a migração dos enxames, no ano passado, por causa da seca, em
Picos, os apicultores estão animados com a safra deste ano. Até julho deste ano, a safra duplicou em relação a todo ano de 2013.

No ano passado a situação foi desanimadora para os apicultores da região de Picos, a 310 km ao Sul de Teresina. A perda de enxame foi acima de 80% devido à estiagem e a falta de florada, alimento natural das abelhas. O jeito para muitos apicultores foi fazer a migração dos enxames que sobraram para outro estado.

“Em 2012 eu perdi 100 enxames, ficando apenas com 50, e com a migratória eu consegui manter o mesmo número, dessa forma o prejuízo foi bem menos”, contou o apicultor Edmilson Nunes.

Graças à migração dos enxames as cooperativas que fazem o beneficiamento do mel na região de Picos e em todo estado estão a todo vapor.  O crescimento dos índices de exportação de mel no Piauí até o mês de julho deste ano chega a mais de 1.500 toneladas. Sendo que durante todo o ano passado, o estado exportou apenas 570 toneladas de mel.

“Eu creio que esses cinco meses que nós ainda temos em 2014 nós deveremos chegar a cerca de 2.500 toneladas de mel exportadas totalizando até 14 milhões de dólares em exportação”, explicou Sitonho Dantas, diretor Casa Apis.

Publicidade

O crescimento dos índices de exportação se deve ao investimento em tecnologias e medidas para o combate a seca. Na Casa Apis a principal medida foi à migração dos enxames. Esse ano, por exemplo, cinco mil colmeias foram levadas para o estado do maranhão.

Ivan  Bezerra foi um dos apicultores que fez a migração. “No ano passado levei para o maranhão apenas 14 colmeias. Como a ideia deu certo este ano eu enviei 94 enxames.

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS