Connect with us

GERAL

Apicultura de Picos atrai estudantes do país inteiro

Publicado

em

A produção de mel na macrorregião de Picos se fortaleceu depois que famílias que trabalham com apicultura formaram associações e cooperativas. O trabalho em conjunto e a participação da comunidade acadêmica fez o setor se tornar referência nacional e internacional no segmento.

Atualmente, vários trabalhos estão sendo desenvolvidos na área da apicultura por alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo e pelo Grupo de Estudo Sobre Abelha do Semiárido Piauiense, o G-ASPI, orientados pela professora bióloga e doutora em apicultura da UFPI Juliana Bendini.

A consolidação do trabalho atrai olhares do Brasil inteiro. Esta semana vieram ao campus três alunos do curso de Zootecnia: Bruno Nascimento e Gabriela Sousa, da Universidade Estadual de Goiás, e Davi Lima, da UESPI de Teresina. O propósito dos jovens era conhecer de perto os trabalhos realizados pelo G-ASPI e pela Casa APIS.

De acordo com Juliana Bendini, a referência que o Piauí representa na apicultura nacionalmente foi o motivo que trouxe os estudantes até a cidade de Picos. “A gente viu isso muito positivamente porque é sinal de que as atividades do grupo, de certa forma, têm chamado a atenção. E chegaram a alunos de outro estado e de outras cidades para vir fazer estágio conosco, isso é visto por nós do grupo como uma coisa muito positiva”, disse a bióloga.

O contato foi feito pela CODEVASF nacional e regional, depois com a professora Juliana Bendini e a Casa Apis, locais onde é realizado o acompanhamento das atividades por parte dos estudantes.

Publicidade

Os acadêmicos de zootecnia conheceram e trocaram experiências com apicultores do povoado de São Francisco, em Massapê do Piauí, oportunidade em que apresentaram a apicultura de seu estado, que atualmente se encontra, em termos de produção, associativismo e cooperativismo, de forma inexpressiva.

“Para eles e para os apicultores de Goiás, onde eles forem apresentar esta experiência, é uma forma de incentivar os apicultores e a universidade a atuar a exemplo do que é realizado aqui, e para os nossos apicultores, é uma forma de se sentirem como referência, como organização social em termos de produção”, diz Juliana.

 

Portal Grande Picos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS