Connect with us

GERAL

Aplicativo contra vazamento de imagens íntimas na internet é lançado no Piauí

Publicado

em

Depois do aumento de casos de vazamento de imagens íntimas, popularmente conhecidas como “nudes”, sem autorização das pessoas que aparecem nas imagens, a Secretaria de Estado de Segurança Pública criou o aplicativo “Vazow”.

“Vazow” possui uma coleção detalhada de procedimentos e outras orientações, com foco especial na exclusão de conteúdo íntimo divulgado em redes sociais e sites diversos. Nele o usuário encontra também dicas de como evitar ser vítima, legislação relacionada ao assunto e outros conteúdos jurídicos, além de suporte para contato.

De acordo com a delegada Eugênia Villa, diretora de gestão interna da Secretaria de Segurança, o aplicativo vai ajudar vítimas de vingança pornô, que na sua grande maioria são mulheres. “As mulheres são os principais alvos de vazamentos de fotos e vídeos íntimos. Termina o relacionamento e o parceiro, para se vingar, acaba publicando fotos e vídeos em redes sociais”, afirma.

A delegada ressalta que vingança pornô pode causar graves danos às mulheres, como depressão profunda e até tentativas de suicídio e que outro grande problema enfrentado pelas vítimas é a luta para apagar os registros das imagens vazadas sem consentimento.

“O app é um esforço conjunto de profissionais da Segurança Pública e outros de área jurídica que, ao longo de suas carreiras, tem ajudado vítimas desse apedrejamento virtual. Ele é gratuito e além de excluir a foto ou vídeo de redes sociais, dá orientação às vítimas de como denunciar e como se proteger”, esclarece.

Publicidade

As vítimas de crime pela internet podem ainda fazer um boletim de ocorrência em qualquer delegacia. “A internet não é uma terra sem lei. O marco civil da internet foi um avanço, nesse sentido. Os crimes que punem de acordo com o Código Penal também podem ser aplicados ao meio eletrônico e serem julgados pelas mesmas penas. Por isso, mulheres vítimas denunciem”, ressalta.

O “Vazow” está disponível para sistema Android. Para baixar acesse Play Store; no campo busca, digite “Vazow”; localize e selecione a imagem do app e clique em instalar. “Por enquanto, apenas aparelhos com sistema Android poderão baixar o “Vazow”, mas nossa equipe está trabalhando e em breve aparelhos com sistema IOS também poderão usar o aplicativo”, esclarece delegada Eugênia Villa.

Para o Secretário Estadual de Segurança, Fábio Abreu, o “Vazow” é mais uma ferramenta na batalha encabeçada para garantir igualdade de gênero. “Com o aplicativo vamos garantir às mulheres o direito de excluir fatos íntimas publicadas indevidamente na internet. Mas além disso, temos outras ações voltadas para a mulher como, por exemplo, a criação do primeiro Núcleo de Feminicídio do Brasil. Nossa ideia, agora, é transformar esse núcleo em Delegacia do Feminicídio, que vai integrar todas as delegacias que já realizam trabalho de combate a crime contra mulheres”, finaliza.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS