Connect with us

GERAL

Após PM’s se contaminarem, deputado propõe calendário de vacina a militares do Piauí

Publicado

em

No último mês de maio, um batalhão inteiro da Polícia Militar do Piauí foi contaminado pelo coronavírus na cidade de Dirceu Arcoverde. Com o afastamento dos policiais, a segurança da cidade ficou comprometida e o prefeito do município chegou a decretar lockdown por conta dos riscos de disseminação da doença. Na semana passada, um cabo da PM morreu em Teresina em decorrência da covid-19.

Diante da disseminação da pandemia entre membros das forças de segurança e do policiamento ostensivo do Estado, tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê o estabelecimento de um calendário de vacinação e padronização das normas de imunização para policiais militares e bombeiros militares do Piauí.

De autoria do deputado Gessivaldo Isaías, o texto institui que o calendário de vacinação se torne obrigatório e que seja adotado tanto para os militares da ativa, quanto para aqueles da reserva quando forem convocados. O militar terá ainda o prazo de seis meses após sua incorporação para ter seu comprovante de vacinação atualizado.


Projeto de lei institui calendário de vacinação de PM’s e bombeiros militares no Piauí – Foto: O Dia

Além de garantir a obrigatoriedade da vacinação, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí deverão realizar com periodicidade o censo vacinal entre os membros de suas respectivas corporações. A comprovação de vacinação em dia será ainda necessária para atestar a aptidão do policial ou bombeiro ao serviço ativo.

O comprovante de vacinação deverá ser emitido pelas Diretorias de Saúde de cada corporação.

Publicidade

PM já afastou ao menos 15 militares por conta da covid-19

De acordo com a própria Polícia Militar do Piauí, a corporação já afastou pelo menos 15 policiais de suas funções após eles testarem positivo para covid-19 na capital e no interior do Estado. No mês de abril, a PM já havia informado ter afastado 60 homens do seu efetivo que apresentaram sintomas de síndromes gripais ou suspeita de coronavirus.

É importante ressaltar que os policiais militares têm estado na linha de frente de combate à pandemia, atuando nas rondas ostensivas que fiscalizam o cumprimento dos decretos estaduais e municipais de quarentena e dando apoio operacional junto aos representantes da FMS e da Sesapi nas barreiras sanitárias nas principais entradas de Teresina.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS