Connect with us

GERAL

Após quase um mês de campanha, Piauí vacinou somente 31% das crianças

Publicado

em

Quase um mês após o início da vacinação do público infantil de cinco a 11 anos, até a manhã desta segunda-feira (14), o estado do Piauí vacinou 104 mil crianças com a primeira dose, o número representa 31,38% desta população. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é vacinar 331.432 pessoas dessa faixa etária no estado.

“Hoje alcançamos mais de cem mil crianças com a primeira dose e vamos trabalhar ainda mais com os municípios, para que mais pessoas do público infantil recebam seus imunizantes”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

No Brasil, dois imunizantes estão sendo usados para o público infantil. A Pfizer pediátrica, que pode ser aplicada em crianças de 05 a 11 anos, inclusive naquelas imunossuprimidas, com o intervalo de 08 semanas entre a primeira e a segunda aplicação.

E a CoronaVac, que deve ser aplicada em pessoas de 06 a 17 anos, não podendo ser vacinadas pessoas dessa faixa etária que são imunossuprimidas. A dose do imunizante é a mesma aplicada em adultos e tem o intervalo de 28 dias entre primeira e segunda dose.

“Queremos reforçar mais uma vez aos pais e responsáveis que as vacinas são seguras e essenciais para o enfrentamento da doença e pedimos que levem suas crianças para tomar as doses. E a população acima de 12 anos tem que completar seu ciclo de imunização com as duas doses e aqueles com mais de 18 anos, ao completar 4 meses de sua segunda dose, procurem os postos para tomar o reforço”, orientou o gestor.

Publicidade

Capital vacinou 27% do público infantil

Criança toma a primeira dose de vacina contra Covid-19 em Teresina — Foto: Divulgação/FMS Teresina
Criança toma a primeira dose de vacina contra Covid-19 em Teresina — Foto: Divulgação/FMS Teresina

A capital, até a manhã desta segunda(14), vacinou 25.444 crianças com a primeira dose do imunizante, o número representa 27 % das crianças da capital que estão aptas a receber a primeira dose. Somente neste sábado, durante Dia D de vacinação na zona rural, foram aplicadas 709 doses de vacinas nas crianças.

A campanha, assim como em todo o estado, começou no dia 17 de janeiro. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, em Teresina, cerca de 90 mil crianças podem receber a vacina.

“É uma vacina que já foi testada no mundo inteiro, então não tenham medo. A vacina às vezes pode causar uma dor no local da aplicação ou uma pequena febre, mas o corpo clínico da FMS está atento. É seguro, vacinem as crianças” pediu ele.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS