Connect with us

GERAL

Assistência Social de Santana realiza capacitação para servidores

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade de Santana do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (01), através do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) uma capacitação motivacional com o tema “Cuidando da Saúde profissional do SUAS, Riscos Ocupacionais Inerentes à Profissão”, proferidas pela Coordenadora do CEREST, enfermeira Maria Teresa, e pela Assistente Social Socorro Rego, voltada para os servidores do órgão, do Cras e mais coordenadores da Educação.

A capacitação aconteceu no Convivência e Fortalecimento de Vínculos – “SCFV”, e teve início às 08h30 e foi até às 12horas onde as palestrantes trabalharam temas voltados a saúde dos profissionais que trabalham com ações preventivas a saúde da população com maior grau de vulnerabilidade.

Palestrante Socorro Rego

Para a Assistente Social, Socorro Rego, que iniciou a capacitação, a maior atuação do CEREST é a realização de um serviço especializado no atendimento à Saúde do Trabalhador (tanto os já acidentados no trabalho como para atuação preventiva) e tem como principal objetivo a implantação da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS.

Socorro Rego informou também que outro objetivo da capacitação era conversar e repassar para os participantes os riscos ocupacionais inerentes a profissão, pois todos que trabalham tanto no Cras, na assistente social como psicólogos, orientadores ocupacionais, enfim, todos que trabalham com o SUAS, essas pessoas trabalham com vulnerabilidade social todos os dias, e principalmente sobre o risco psicossocial, então é importante foco nesses pontos.

Publicidade

De acordo com a palestrante, é nesse ponto que está inserido o estresse profissional que é o que o trabalhador absorve, tendo que neste caso que lhe dar com esse cotidiano de vulnerabilidade do público que o SUAS atende.

A coordenadora do CEREST Maria Teresa disse que uma palestra que é ao mesmo tempo é uma capacitação, ajudará muito no trabalho desses profissionais no dia a dia, e principalmente para iniciar os trabalhos do segundo semestre agora.

Já na parte da tarde será realizado o planejamento com as equipes para o segundo semestre que se inicia a partir de hoje.

Fonte: Agora ED

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS