Connect with us

GERAL

Assistência Social de Simões promoverá Concurso de Poesia em alusão Campanha do 18 de Maio

Publicado

em

É preciso garantir a toda criança e a todo adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida – Seguindo este contexto, o município de Simões, que trabalha incansavelmente na luta para a melhoria, combate e proteção das crianças e adolescentes do  município, realiza neste mês, a campanha em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha no município de Simões tem como tema “Falar sobre o tema e quebrar o silêncio é fundamental para ele possa ser enfrentado”, onde durante todo o mês diversas atividades serão desenvolvidas, visando mobilizar e conscientizar a população a cerca da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Estão engajados na campanha, a Prefeitura de Simões, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, promotoria de justiça e policia militar e mais setores do município.

Dentre outras ações, será promovido pela Secretaria de Assistência Social juntamente com a Secretaria de Educação o 1º Concurso de Poesia, para alunos da rede pública municipal, de 5° a 9° ano. A temática da campanha será trabalhada pelos professores, durante as aulas remotas e o alunos vão produzir um poema com o tema “Faça Bonito, proteger nossas crianças e adolescentes”.

Serão classificados dois alunos de cada escola, que receberão certificados. As poesias serão levadas a uma banca examinadora e os 03 melhores estudantes ganharão um tablet como premiação para as melhores poesias.  A escola em que o aluno ficar em primeiro colocado irá receber um certificado e troféu.

Publicidade

O evento de premiação será realizado apenas com a comissão organizadora, seguido todos os protocolos de biossegurança, devido á pandemia, e será transmitido pelo canal do you tube da Secretaria de Cultura.

Segundo a secretária de Assistência Social, Rubia Moura de Carvalho, a intenção da iniciativa, além de trabalhar o  combate a violência contra crianças e jovens, é um meio de incentivar o desenvolvimento do conhecimento dos alunos, bem como a importância das aulas remotas nesse momento.

“Entendendo que, devido a pandemia do covid-19 às denuncias diminuíram em todo o país e, que com o convívio diário os números de casos podem vim aumentando consequentemente, buscamos intensificar as orientações e educar de forma preventiva às famílias dos nosso município”, disse a gestora da pasta, que alertou que é  preciso, também, refletir sobre como muitas crianças e adolescentes, em razão do isolamento, no caso de violência sexual dentro de casa, estão em contato maior com seus abusadores, por isso a importância da denúncia para combater esse tipo de violência.

Segundo informou a coordenadora do CREAS,  Sara, durante a campanha ainda serão  desenvolvidas outras ações, pela rede proteção que está trabalhando em conjunto. “Será divulgado  um vídeo com representantes públicos reforçando sobre o combate a violência sexual contra crianças e adolescentes, vinhetas para serem passadas nos meios de comunicação e pinturas de muros de órgãos públicos, post nas redes sociais, distribuição de cartazes os órgãos municipais, dentre outros’, explicou.

 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS