GERAL

Autor revela inspirações para o livro Pedaços da Estrada da Mente

Publicado

em

Autor do livro Pedaços da Estrada da Mente, Gaudêncio Leal de Brito, descreve suas inspirações para a produção literária. Um ensaio autobiográfico versado em prosa e poesia que retrata o cotidiano sertanejo de um homem que conviveu no semiárido piauiense, na localidade Tabocas, município de Inhuma, no centro Norte do Piauí.

O livro, segundo conta o autor, foi construído ao longo de sua vida após vários acontecimentos em que lhe serviram de inspirações.

“O livro é a expressão do acúmulo dos conhecimentos, da leitura, dos contatos e das vivências. A nossa mente é como se fosse um HD onde registra tudo que passa”, ressalta.

Para o psicanalista, advogado e pesquisador, a mente humana é um mundo infinito que não se pode avaliar a quantidade de fatos que estão registrados.

“Muitas manifestações e emoções que expressamos são aflorações de vivências, desde a vida embrionária passando por diversas fases da vida humana”, ressalta.

Publicidade

O livro possui em seu conteúdo literário, poemas, crônicas, relatos de diferentes épocas, pensamentos, visões e contatos ao longo da vida do autor que resgatam desde seus primeiros anos de vida, anos iniciais na escola, mudanças de lugares, as brincadeiras e amizades de quando criança, a vida profissional quando atuou como professor, sindicalista, operário industrial, da construção civil, advogado, e psicanalista.

Nas páginas do livro de Gaudêncio Leal de Brito, é possível através da leitura, perceber constantes recomendações para uma vida menos turbulenta e mais saudável.

Em sua filosofia de vida, o autor recomenda no livro o autocuidado com a saúde, no texto de Como Manter-se Jovem, de forma a presenciar e viver culturas diferentes, amar ao próximo, evitar as lamentações, conviver com crianças e não alimentar previsões negativas com o futuro para que assim não prejudique a vivência prazerosa do presente.

“Tome cuidado com sua saúde e nunca descuide dela. Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhorá-la, procure ajuda. Lembre-se que o principal responsável por você é você mesmo!”, recomenda o autor

Em outro trecho do texto, Gaudêncio Leal, reforça que não deve apavorar-se com as adversidades da vida e sim, procurar solucioná-las.

Publicidade

“Nunca devemos focar nossas energias nos problemas, mas sim nas soluções. Quanto mais se valoriza o problema ele cresce, portanto, devemos minimizá-los ao máximo que podemos porque muitas vezes o problema é grande só aparentemente, mas quando analisado realisticamente e avaliando a nossa capacidade de solucioná-lo, ele se torna pequeno e até desaparece”, descreve.

O autor

Nascido em Tabocas, município de Inhuma, em 04 de agosto, filho de Maria Nogueira de Souza Leal e Sebastião Leal de Britto, casado com Helena e pai de três filhos: Marciana, Ione e Kátia, Gaudêncio Leal de Brito é advogado com registro OAB 5908/CE, Conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil/CE e membro da Sociedade de Hipnoterapia do Estado do Ceará.

No Piauí, atuou como secretário e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Inhuma. Integrou a diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Piauí (FETAG). Foi membro fundador do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais das cidades de Valença, Ipiranga, Picos, Jaicós entre outras.

Em Teresina, no período da Ditadura Militar, no auge do Ato Institucional nº 5, Gaudêncio exerceu o cargo de professor, ao mesmo tempo que participou do Movimento Contra o Custo de Vida (MCCV) e atuou como diretor da Associação de Moradores do Parque Piauí. Ainda na capital piauiense, foi candidato a vereador e, por cinco anos, assessor jurídico na Fundação CEPRO – Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí.

Publicidade

Migrou para Fortaleza, no Ceará, onde lá também exerceu por oito anos a carreira advocatícia como advogado da Arquidiocese no Centro de Defesa e Proteção dos Direitos Humanos. Atuou por dois anos como advodado no Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Ceará. Candidatou-se a vereador em Fortaleza e exerceu o cargo de assessor jurídico da Secretaria de Planejamento do município de Fortaleza.

No ano de 2007, mudou-se para Europa onde visitou vários países e desenvolveu trabalhos de pesquisa. Na cidade de Salamanca, na Espanha, cursou Doutorado em Direitos Humanos e foi voluntário da Cruz Vermelha espanhola, organização não governamental humanitária.

Atualmente vive em Fortaleza, capital cearense.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile