GERAL

Avião presidencial espera aval do Egito para tirar brasileiros de Gaza

Publicado

em

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou na tarde desta quinta-feira (12/10) com destino a Roma, na Itália, aguardará a autorização para ir ao Egito resgatar grupo de brasileiros na Faixa de Gaza. Esta é a primeira aeronave brasileira que partiu rumo ao território egípcio, e não a Tel Aviv, em Israel, desde o início do conflito com o Hamas.

A informação sinaliza um avanço nas negociações entre o governo brasileiro e egípcio, que estão em diálogo na tentativa de retirar os brasileiros presos no epicentro da zona de conflito. O avião foi cedido pela Presidência da República e acionado em caráter de urgência. A aeronave tem capacidade para 40 pessoas.

Segundo o Itamaraty, 22 cidadãos de origem brasileira, em sua maioria, mulheres e crianças, esperam para serem retirados de Gaza. A passagem seria feita pela cidade de Rafah, no Egito, após autorização formal do governo do país africano, ainda não confirmada.

A maior parte dos brasileiros presos em Gaza está concentrada em uma escola, onde eles receberam suprimentos básicos. A situação, no entanto, tende a se agravar no local – em função do bloqueio israelense que interrompeu o fornecimento de energia elétrica, água, alimentos e medicamentos até que os reféns do Hamas sejam libertados.

Brasileiros aguardam repatriação – Reprodução

Bandeira do Brasil na escola onde alguns dos brasileiros aguardam repatriação – Reprodução

Bader Monir Bader, de 11 anos, é um dos 13 brasileiros que estão abrigados na Escola das Irmãs do Rosário, na Faixa de Gaza – Reprodução

Fonte: Metrópoles | Foto: Hugo Barreto

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile