Connect with us

ENTRETENIMENTO

Banda piauiense lança música em protesto contra feminicídio

Publicado

em

A banda piauiense Eletrique Zamba lançou, nesta segunda-feira (06), a música “Feminicídio – Tu tá matando no nome de quem?”, em protesto com o crescente número de assassinatos de mulheres em nosso Estado. O grupo é composto por Fábio Christian (Narguilé Hidromecânico), Levi Nunes e Lucas Linhares.

A faixa é de autoria de Fábio Christian, que contou ao GP1 como se inspirou para tal criação. “Foram duas peças-chaves: uma delas foi a reformulação do título da música que usei como sample. De afirmação para questão. De Killing In The Name Of para Tu Tá Matando No Nome de Quem? Uma provocação ao falso poderio masculino, violento e assassino que possuo. A segunda foi organizar poeticamente uma lista de nomes de mulheres assassinadas principalmente por parceiros”, afirmou. A música que serviu de inspiração é da banda norte-americana Rage Against The Machine.

O músico informou que foi aberta uma chamada pública, através da internet, para que mulheres que se sentissem à vontade de falar pudessem participar. “Foram muitos depoimentos, desde a violência mais camuflada até a brutalidade de espancamentos físicos. O resultado você confere na faixa”, declarou.

Fábio Christian ressaltou que “Feminicídio” não se trata de uma simples música, para ele, é uma ação mais ampla, que se utilizou de métodos peculiares em sua criação. “São estratégias que geralmente uso em construção de peças de teatro e dança contemporânea, mas aqui aplicamos na música. Acredito nessa faixa mais como uma ação artístico-política do que simplesmente uma peça de audição”, destacou.

A música “Feminicídio – Tu tá matando no nome de quem?” pode ser acessada no Youtube e no Bandcamp, onde também está disponível para download.

Publicidade

Eletrique Zamba

A banda surgiu em Amsterdã (Holanda), na ocasião em que Fábio Christian desenvolvia projetos por lá, e os trabalhos continuaram no Brasil. “É uma banda estranha [risos]. Eu a vejo como uma plataforma onde a música é a linguagem principal, mas há muito de pesquisa, de teatro, de dança, de artes visuais. Nascemos em Amsterdam, passamos por Teresina, agora somos de Parnaíba, comigo (Fábio), Levi Nunes e Lucas Linhares”, colocou Fábio Christian.

Eletrique Zamba

O primeiro disco teve forte repercussão, inclusive internacional, constando como um dos 50 melhores álbuns de 2017 pelos leitores do site Floga-se. Com dois clipes e mais dois singles lançados, no momento a banda se encontra em estúdio gravando o Vol. 2 (Mais agudo! Mais grave! Mais tudo!).

Fonte: GP1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS