Connect with us

GERAL

Beneficiários do Bolsa Família têm até hoje (20) para fazer desbloqueio de benefício

Publicado

em

Mais de 12 mil pessoas tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado no Piauí, por conta da não atualização do cadastro no mês de fevereiro. Hoje (20) é o último dia para que estes beneficiários regularizem a situação e voltem a receber a transferência de renda. O número de bloqueados no estado equivale a 33,6% do total de pessoas que recebem o benefício.

“Vai até amanhã (hoje) o prazo para a regularização. Fazendo isto, até as famílias que estiverem no perfil voltam a receber na folha do mês seguinte e não perdem. É importante que se faça a regularização do cadastro sempre que necessário”, afirma Roberto Oliveira, coordenador do Bolsa Família no Piauí.

Mais de 783 mil famílias beneficiárias do programa atualizaram os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A revisão cadastral começou em maio do ano passado e foi até o dia 16 janeiro.

Mais de 1,2 milhão de famílias foram convocadas, através de mensagem no extrato do benefício, para procurarem os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou a prefeitura. Esse público estava há mais de dois anos sem atualizar as informações cadastrais.

A atualização cadastral é uma ação periódica do Bolsa Família, que verifica se as famílias beneficiárias continuam com perfil para receber o benefício. Qualquer alteração no endereço, na renda, na composição familiar ou na localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar deve ser comunicada à gestão municipal e registrada no cadastro da família.

Publicidade

“Quem teve irregularidade não recebe. Só aqueles que comprovarem que não têm irregularidades e que estão no perfil do programa receberão”, completa Roberto.

É importante apresentar documentos como a Carteira de Identidade, o CPF, o título de eleitor, a certidão de nascimento das crianças, um comprovante de residência e a declaração de matrícula das crianças na escola.

Fonte: Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS