GERAL

Blitz Educativa em defesa das crianças e adolescentes é realizada em Marcolândia; veja fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Marcolândia, na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, através da Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e Ministério Público, promoveu durante toda esta terça-feira, dia 18 de maio, uma Blitz Educativa. A ação faz parte da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio.

Desenvolvida nesta terça (18) no “Dia D” da campanha, a blitz tem como objetivo mobilizar, conscientizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Na Blitz Educativa, instalada na entrada da cidade próxima ao posto fiscal, os profissionais distribuíram panfletos para pedestres, motociclistas, motoristas e também percorreram por ruas e avenidas do município onde fizeram a entrega dos panfletos educativos. Na oportunidade foram distribuídos também nas fábricas de farinha.

Neste ano a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem como tema “Faça Bonito em Casa Também”. O lema da campanha é “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

A assistente social  e coordenadora do Cras, Ana Valéria, destaca a proposta da Blitz Educativa alusiva a campanha.

“A proposta é divulgar sobre a proteção de nossas crianças e jovens para que a comunidade se atente para a denúncia em casos de suspeitas de exploração sexual no Disk 100. É de extrema importância para nossa cidade devido a mesma fazer fronteira com Pernambuco e extrema com Ceará, pois temos muita incidência de casos de exploração sexual […] por incrível que pareça acontece também no seio da própria família dessas crianças. Nós aderimos a essa campanha não apenas no 18 de maio, mas durante todo ano. É uma campanha que deve ser estendida e divulgada sempre com muita força porque são casos sérios que acontecem e que precisam ser tratados pelo Poder Público com mais seriedade. Essa campanha tem apoio da Prefeitura de Marcolândia, da Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e Ministério Público”, destacou Ana Valéria.

Publicidade

O secretário de Assistência Social de Marcolândia, José Valdemiro, o Birica, enaltece a data como importante para prevenir contra abuso e exploração sexual.

“É uma data importante para o município que trata de prevenir nossas crianças e adolescentes da prostituição e do abuso sexual. Marcolândia teve essa iniciativa através das psicólogas Amanda, Eribetânia, das assistentes sociais Laura, Valéria, Gerlane, Lívia e toda equipe da Assistência Social. Então vamos fazer esse trabalho não só no 18 de maio. Vamos sempre lembra que todo dia é dia de prevenir e cuidar de nossas crianças e adolescentes”, pontuou o secretário de Assistência Social.

A psicóloga do CRAS, Eribetânia Carvalho, falou sobre a idealização e realização da campanha.

“Tivemos a ideia inicial minha e da assistente social Gerlane, onde nos reunimos com a Prefeitura e as demais secretarias. Juntamos também as ações do Centro de Convivência e do Criança Feliz do Cras, unindo também ao Creas onde nos mobilizamos, compartilhando ideias até que resolvemos fazer um evento na rua, adotando todos os cuidados por conta da pandemia, mas que possamos entregar panfletos, informar e mobilizar a população e orientar sobre um tema muito importante e que chega muitas demandas tanto para o social quanto para o conselho tutelar. Foi através disso que viemos para as ruas com faixas, entrega de panfletos, carros de som, para alcançar a população, crianças, o adulto, idoso, comércios da cidade”, explicou.

Eribetânia e equipe faz entrega de panfletos nas casas de farinha de Marcolândia

A psicóloga deixa a mensagem de orientação para a sociedade. Ela destaca que é importante observar o comportamento das crianças para que seja possível mudar a situação, bem como fazer a denúncia que é mantida em sigilo.

“A partir do momento que você consegue identificar uma mudança de comportamento na criança, alteração ou algo diferente, é importante que você passe no Conselho Tutelar, ou Cras e Creas, para fazermos um estudo social dessa família e dessa criança para vermos o que está acontecendo […] em caso de suspeita já pode fazer a denúncia. É uma forma de cuidar e mudar a sociedade, o nosso futuro. Hoje existe muitos atendimentos de casos de pessoas adultas que foram abusadas e violentadas sexualmente e os traumas que deixa. Façam a denúncia, entrem em contato com a gente, pois é tudo sigiloso. Não podemos nos calar e nos silenciar diante dessa situação”, reforçou a psicóloga Eribetânia.

Auxília Matos, primeira-dama e secretária de Educação, esteve representando o prefeito Dr. Corinto Matos. A gestora deixou a mensagem para a sociedade marcolandense sobre o tema da campanha onde repassou orientações em prol do combate à exploração sexual.

Publicidade

“A gente não deve se calar diante de um crime tão bárbaro que é a exploração sexual, principalmente de menores de idade. Todos os dias temos que cuidar para que nossos jovens não se percam na prostituição, nas drogas. Por isso que é muito importante essas campanhas e não podemos deixar passar. Não vamos nos calar. Vamos continuar nos envolvendo e trabalhando para que possamos amenizar esses problemas tão graves”, disse

“Temos o Disk 100 para denúncias e assim nos prevenir”, completou a secretária de Educação e primeira-dama de Marcolândia.

Nesta segunda-feira, 17 de maio de 2021, foi realizada uma reunião de organização e planejamento em prol da articulação dos últimos detalhes da ação de mobilização social, alusiva ao 18 de Maio – Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro reuniu as equipes pertencentes aos serviços do CRAS, CREAS, Programa Criança Feliz, Conselho Tutelar e Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

Veja mais fotos  da Blitz Educativa em Marcolândia

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile