Connect with us

Bocaina

BOCAINA | Palestra e caminhada chamam atenção contra o abuso e à exploração de crianças e adolescentes em Malhada; fotos

Publicado

em

Alunos e professores da Unidade Escolar Nicolau Borges, no povoado Malhada, zona rural de Bocaina, participaram na manhã desta sexta-feira, 21, de uma palestra e caminhada para chamar atenção contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação educativa integra as atividades alusivas da Campanha 18 de Maio e conta com apoio da Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Erivelto Sá, através da Secretaria de Educação, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar.

Neste ano a campanha 18 de maio tem como tema: “Faça Bonito em Casa Também” e o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

No primeiro momento com crianças do ensino infantil, iniciou com música lúdica ao tema da campanha com a presença das professoras Nilsa, Disneilândia, Karina, Eva, da coordenadora da educação da zona rural Lígia Barros, e das conselheiras tutelares Valdeci Alves e Antônia Helena.

A secretária de Educação, Simone Granjeiro, esteve presente e falou sobre o significado da campanha. A gestora orientou as crianças para os cuidados contra qualquer tipo de importunação.

Publicidade

“Parabenizo todos que estão envolvidos nessa campanha como o Conselho Tutelar, Cras, Assistência Social através secretária Antônia Leal, a Secretaria de Educação, professores e a Secretaria de Saúde. É uma campanha de prevenção e que a gente não se calei e não se omita”, disse.

No Brasil, segundo destacou Simone, a cada oito minutos uma criança sofre algum tipo de violência. “Entre esses agressores estão padrasto, tios, vizinhos e amigos. Os casos de violências contra criança estão dentro de casa”, enfatizou a secretária de Educação de Bocaina.

A secretária Simone agradeceu ao prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto Sá, pelo apoio em todas as ações da secretaria e a advogada Dr. Fátima Sá, ex-secretária de Educação do município que sempre está presente repassando orientações.

As conselheiras tutelares Valdeci Alves e Antônia Helena, fizeram uso da palavra, falaram sobre o local, dias e horários de funcionamento do Conselho Tutelar e se colocaram à disposição.

Conselheiras tutelares Antônia Helena e Valdeci Alves

“Infelizmente existe e está bem próximo de nós com quem a gente menos espera”, frisou parabenizando todas as instituições pela realização da campanha. “Nossa cidade e as localidades estão de parabéns porque mobilizou todo mundo. Foi uma campanha muito bonita, nas redes sociais, e os professores e os pais se envolveram. Nesse ano se desenvolveu mais e que a cada ano que passa a gente tenha mais segurança para falar sobre o assunto. As crianças ficaram mais envolvidas. Fiquei muito feliz”, declarou a conselheira Antônia Helena.

Publicidade

O poeta Zé Viola esteve presente e falou sobre a campanha chamando atenção para a Justiça ser mais rígida com quem comete crimes dessa natureza.

“Um assunto desse é fundamental que seja discutido cada vez mais. Acredito que diante disso tem uma deficiência muito grande da Justiça. Tem que ser uma punição para não fazer mais”, disse Zé Viola. “A justiça deve uma reposta muito grande a todos nós. Parabenizo os professores e diretores pelo trabalho que estão fazendo, educando nossas crianças. Agradeço a Simone pelo trabalho que que ela tem feito para o bem de Bocaina e de todos nós”, concluiu o poeta Zé Viola.

A coordenadora da Educação da Zona Rural que é integrada por seis escolas, Lígia Barros, falou sobre a organização e envolvimento de pais e alunos.

“Foi com grande alegria que iniciamos essa campanha e em todas as escolas fizemos ações alusivas ao 18 de maio contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Aqui na Malhada fizemos essa palestra e caminhada. Nas demais escolas foram desenvolvidas ações de forma on-line e também com produção de cartazes, trabalhos, vídeos como também na cidade. Assim como todos os anos, esse ano, graças a Deus os professores abraçaram a causa, em especial”, disse a coordenadora destacando que as ações envolveram todas as escolas das comunidades rurais e da sede do município.

Logo em seguida foi ministrada palestra pelos professores Marcivan e Maria Antônia, para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os docentes explicaram o porquê da campanha falando sobre o Caso Araceli – tema central.

Publicidade

Após a palestra os docentes e discentes da Unidade Escolar Nicolau Borges, percorreram as ruas do povoado Malhada com cartazes para chamar a atenção da sociedade sobre a mobilização de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o percurso se concentraram em frente à igreja local e rezaram um Ave Maria em memória de todas as crianças vítimas de violência.

O prefeito Erivelto Sá, por telefone, parabenizou todos os profissionais que estão trabalhando para desenvolver atividades da Campanha 18 de Maio.

“Estão todos de parabéns pela realização da campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. É uma campanha que tem grande valor, pois luta por uma causa muito importante que é a defesa de crianças e adolescentes para que estes não venham a sofrer violências”, concluiu o prefeito de Bocaina.

A programação da campanha em Bocaina prossegue durante todo o mês de maio.  Na última terça-feira, 18, no “Dia D” foi veiculado com carro de som mensagem e músicas alusivas à prevenção contra violência em crianças e adolescentes. Durante a tarde, na rádio FM Imaculada Conceição aconteceu uma palestra com a presença do advogado Geovane Júnior e do Conselho Tutelar.


Matérias Relacionadas


Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS