Connect with us

GERAL

Cadeia Pública de Altos é inaugurada e receberá presos provisórios

Publicado

em

Depois de três anos em obras, a Penitenciária de Altos foi inaugurada nesta segunda-feira (23). A casa de detenção, segundo a Secretaria de Justiça, é a maior e mais moderna do estado, com 603 vagas que serão disponibilizadas para presos provisórios de todo o Piauí. O estado possui 5 mil detentos para 2.400 vagas e mesmo com a inauguração do novo presídio, a superlotação vai continuar.

A unidade terá módulos voltados à saúde, educação, trabalho, lugar para advogados, dentre outros espaços necessários ao funcionamento do presídio. De acordo com o secretário de justiça, Carlos Edilson, o agente penitenciário terá um local mais seguro para trabalhar.

“O agente penitenciário terá um ambiente mais seguro, toda a fechadura do local será feita por cima. Lá teremos um espaço exclusivo para pessoas com dependência química. A cada pavilhão teremos duas salas de aula. Continuaremos nesse mesmo propósito de reforçar o estudo”, disse.

Penitenciária de Altos contará com salas de aula — Foto: Divulgação/Sejus

Penitenciária de Altos contará com salas de aula — Foto: Divulgação/Sejus

Segundo o secretário, todos os internos que irão para essa unidade são presos provisórios, que são aqueles que ainda não foram sentenciados. “Teoricamente já posso adiantar, todos os presos que saem da audiência de custódia são transferidos para a Casa de Custódia. A partir da próxima semana, todos irão para esta nova unidade”, informou.

A Cadeia Pública de Altos possui três pavilhões com 26 celas cada. Em cada cela há capacidade para oito detentos, com camas beliche, chuveiro, pia e sanitário. A unidade é equipada com scanner corporal, pórticos, raios x e sistema de monitoramento. O Departamento Penitenciário Nacional exigiu 80 agentes penitenciários para cobrir todo o presídio.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS