Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande do Piauí é certificado pela primeira vez com o Selo Ambiental

Publicado

em

Como resultado do desenvolvimento de uma série de ações, voltadas para educação e preservação ambiental, o município de Caldeirão Grande do Piauí conquistou a habilitação no Selo Ambiental 2021.

A classificação dos municípios piauienses foi divulgada na última segunda-feira (12), pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), e 78 cidades do estado conquistaram a certificação.

Caldeirão Grande pontuou em três critérios de elegibilidade, somando um total de 85 pontos, e recebeu pela primeira vez a certificação C, estando agora habilitado para adesão ao ICMS Ecológico.

O prefeito municipal, Filipe Gonçalves, disse que a conquista é resultado das ações realizadas e agradeceu o empenho dos envolvidos. “É uma grande felicidade saber que esse ano o município, em parceria com Secretaria de Meio Ambiente, conquistou o Selo. Agradeço a dedicação de cada um nas ações desenvolvidas, o empenho da Secretaria de Meio Ambiente, os funcionários, o secretário, a assessoria que a gente contratou. Alcançamos essa conquista como resultado das ações desenvolvidas esse ano e também do empenho da gestão em conseguir esse selo”.

Para o gestor, as ações desenvolvidas são de suma importância por colaborarem com o meio ambiente e ainda garantirem recursos para investimento no município. “A gente sabe que essas ações são importantes para o desenvolvimento sustentável e também como forma de arrecadação para o município. A cidade desenvolve a questão ambiental e a gente é beneficiado também através de uma receita que vai ajudar a desenvolver ainda mais o município. E quero dizer que esse é o primeiro passo, vamos buscar sempre desenvolver a questão ambiental no município, e consequentemente, se for o caso, receber mais ainda arrecadação por isso. Agradeço por essa conquista, e se Deus quiser futuramente virão outras”.

Publicidade

O secretário municipal de Meio Ambiente, Glauber Ramon Sousa, disse que Caldeirão recebe o selo como fruto de um trabalho realizado em conjunto. “A partir do momento que assumimos a Secretaria de Meio Ambiente, houve um esforço coletivo para que se tornasse realidade a aprovação do selo para o município. Com todo o apoio da administração do prefeito Filipe, o esforço da nossa equipe da secretaria, da Gestora Ambiental Nicole Costa e do Biólogo José Neto Santiago, e apoio da consultoria de Gedeones Engenharia, recebemos o selo com imensa alegria e satisfação, conquista que é resultado de um trabalho que vem sendo realizado de forma que o meio ambiente ganhe destaque”.

Glauber Ramon falou que diversas ações foram realizadas, voltadas à proteção ao meio ambiente e dos recursos naturais. “Do ano passado para cá realizamos grandes ações junto a população do município. Oficinas com produtores rurais, com alunos da rede de educação, do SCFV, tudo isso em prol de desenvolver ações ambientais, para que o município possa seguir de forma sustentável no uso dos recursos naturais. O selo é de grande importância para o município e um reconhecimento desse trabalho”.

O secretário também destacou que contou com apoio das demais secretarias municipais e que todas as áreas do município estão sendo contempladas com ações que visam garantir um meio ambiente sustentável.

Ramon disse que o trabalho voltado a defender o meio ambiente continuará sendo desenvolvido no município. “E nossas ações não param. Iremos continuar realizando o que for necessário para defender o meio ambiente e tornar o nosso município cada vez mais sustentável, com ações de melhoria na qualidade e vida da população. É de grande importância que trabalhemos para a preservação do meio ambiente, para que possamos ter a garantia de um futura melhor”.

O Selo Ambiental é o documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de meio ambiente, sendo condição para que os municípios possam ter acesso aos recursos oriundos do ICMS Ecológico.

Publicidade

Por sua vez, o ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores do ICMS, desde que atendam aos critérios ambientais estabelecidos pelo governo estadual.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS