Connect with us

GERAL

Caminhão Digital forma 3.250 pessoas em 11 municípios em 2016

Publicado

em

Desbravar fronteiras pelo estado e chegar a comunidades mais afastadas, o projeto móvel de inclusão digital da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Caminhão Digital, viaja pelo Piauí levando o que, para muitos, é o primeiro contato com o mundo digital.

A escola sobre rodas é democrática, como devem ser todas as escolas. No laboratório do Caminhão Digital, adolescentes, com idade a partir dos 14 anos, jovens e adultos têm acesso ao curso de informática básica, no qual aprendem sobre programas como Excel, Word, Power Point, além de desenvolver suas habilidades em digitação e acesso à internet.

“As aulas são de extrema importância para qualquer pessoa que pretenda ingressar no mercado de trabalho. O mercado fica cada vez mais exigente e sem um conhecimento básico sobre informática fica mais difícil conseguir um emprego”, destaca Henrique Rebêlo, secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania.

Barro Duro, Santa Cruz dos Milagres, Avelino Lopes, Buriti dos Lopes, Geminiano, Água Branca, Jardim do Mulato, Ribeira do Piauí, Simões, Barra Grande e a comunidade Anita Ferraz, em Teresina. Em 2016, foram 11 os municípios pelos quais as carretas do projeto passaram, beneficiando 3.250 pessoas.

Em Ribeira do Piauí, cidade localizada no coração do sertão, nascida da divisão do município de São João do Piauí em cinco outros municípios, o acesso à internet ainda é difícil para a maioria da população. Porém, a chegada do caminhão movimentou e instigou os seus mais de 4.381 moradores.

Publicidade

Aos 25 anos, a vendedora Teresa Cesária Sousa não pensou duas vezes e garantiu uma vaga entre as três turmas formadas na cidade. “Para mim, foi muito produtivo. Não só eu, mas todos nós (alunos) aprendemos bastante. Eu entendia apenas o básico de um computador, ligar, desligar e o que é cada parte. Com o curso, nós aprendemos mais sobre internet, Excel e Word. Essas aulas são muito importantes para nossa vida, porque facilita nosso trabalho e nos deixa mais preparados para nosso trabalho”, explica a vendedora.

Quatro caminhões percorrem o Piauí de Norte a Sul, levando cidadania e qualificação. O objetivo é percorrer todos os municípios do estado, qualificando o maior número de pessoas possível e levando perspectivas aos mais carentes.

De 2015 até junho deste ano, o caminhão digital já beneficiou 21 municípios piauienses e, aproximadamente, 6 mil alunos capacitados. O curso tem duração de dois meses e conta com sete turmas de 40 alunos, distribuídas nos turnos manhã, tarde e noite, totalizando 280 educandos beneficiados por município.

Para se inscrever no caminhão digital, o candidato precisa apenas se apresentar nos locais de inscrições, portando o RG e CPF e não tendo esses documentos, basta levar a certidão de nascimento. O veículo é adaptado e pode atender inclusive pessoas com deficiência física. O projeto disponibiliza todo material de forma gratuita com entrega de certificados ao final dos cursos. Municípios interessados em solicitar o projeto, devem protocolar um ofício na sede da Sasc, na rua Acre, 340, bairro Cabral, em Teresina.

Governo do Piauí

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS