GERAL

Campanha julho amarelo em prol da prevenção do câncer nos ossos

Publicado

em

Julho é o mês dedicado à conscientização e prevenção do Câncer Ósseo e Sarcomas, dois tipos de câncer relativamente raros, mas severos e que podem afetar pessoas de todas as idades. A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer (RFCC – PI) fomenta essa campanha, empenhada em informar e educar a população sobre a importância de se estar atenta aos sinais e sintomas que podem indicar a presença desses tumores.

Carmen Campelo, presidente da RFCC, reforça a importância dessa campanha, principalmente focada na prevenção. “No Julho Amarelo, nosso objetivo é informar sobre esses dois tipos de câncer e a necessidade vital do diagnóstico precoce. Muitas pessoas não sabem que os sintomas podem ser sinais de algo mais sério. Queremos que todos estejam informados e que procurem ajuda médica o mais rápido possível ao notar algo diferente. O diagnóstico precoce pode salvar vidas”, reforça.

O câncer ósseo é caracterizado pela produção de células anormais no tecido ósseo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), os casos de câncer que começaram no osso representam cerca de 2% das neoplasias no Brasil, com uma incidência aproximada de 2700 novos casos por ano. 

Já os sarcomas são tumores malignos raros que, na maioria dos casos, têm origem nas células que formam as chamadas partes moles do corpo, como músculos, gordura, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos periféricos. A doença é tão incomum e difícil de ser diagnosticada que sua incidência não é registrada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer ósseo possui sintomas que podem se confundir com uma série de patologias. Ele também pode se desenvolver sem apresentar nenhum sintoma. Mas é possível observar alguns sinais padrões: dor persistente nos ossos, especialmente à noite, inchaço ou sensibilidade nos ossos e fraturas ósseas inexplicáveis. Já os sarcomas, que podem surgir em qualquer parte do corpo, possui sintomas que variam conforme a localização das estruturas corpóreas afetadas. Geralmente, a pessoa nota massas ou inchaços crescentes e dor persistente em uma área específica.

Publicidade

O diagnóstico precoce é crucial, pois aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz e melhora a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolvimento dessas doenças. Evitar exposições ambientais prejudiciais e realizar exames preventivos são medidas fundamentais para proteger a saúde.

Fonte: Cidade Verde

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile