Connect with us

Campo Grande do PI

Campo Grande promove campanha ‘Outubro Rosa’ com ações de promoção a saúde e atende 300 mulheres

Publicado

em

Outubro é o mês da campanha de intensificação ao combate do câncer de mama e colo de útero em todo o mundo. No município de Campo Grande do Piauí, a Secretaria de Saúde realizou uma programação, com ações voltadas a promoção da saúde da mulher e de prevenção câncer de mama.

As ações foram realizadas em três Unidade Básicas de Saúde, englobando sede e zona rural. As atividades alusivas ao Outubro Rosa, aconteceram  na localidade Carnaíba,  KM 80 e na manhã de quinta-feira, 31, na sede do município, encerrando a campanha, que durante as ações atendeu aproximadamente 300 mulheres.

O evento de encerramento da campanha aconteceu na UBS  Cícero Rodrigues da Luz, quando foram realizadas palestra e diversos atendimentos   voltados para as mulheres na faixa etária de 50 a 69.

Inicialmente aconteceu uma palestra com a enfermeira, Zoneide  Bezerra, que enfatizou a importância da mulher conhecer suas mamas, realizar o autoexame e ficar atenta a quaisquer alterações. Informou, ainda, que mulheres com idade superior a 50 anos devem realizar a mamografia de rastreamento.

Foram realizadas, também,  avaliação bucal, para verificar alguma lesão ou CA de boca, palestra  sobre a  violência contra mulher, bem como, avaliação da mama e o autoexame, repassado orientações sobre a alimentação saudável,  teste glicemia, verificação de PA e acupuntura  auricular.

Publicidade

A coordenadora da Atenção Básica, Luciana Sales, falou sobre as  ações promovidas. “No resumo foi realizado uma avaliação da saúde da mulher. Ações simples, mas de grande importância, porque permite a gente detecta essas doenças. E durante as atividades foram detectadas em algumas mulheres  nódulos, a qual, foram orientadas a  procurar um especialista”.

Ela enfatizou que foco da ações é a prevenção. “A maioria veem, mas não fazem, sabem mas não colocam em prática, então é grande relevância a campanha, principalmente, porque tivemos uma expressiva participação, onde levamos informações,  mobilizamos e conscientizamos para importância do diagnóstico precoce”, explicou.

Veja as fotos

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS