Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE | Secretária de Saúde promove ações em alusão ao Outubro Rosa

Publicado

em

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2015, cerca de 57 mil pessoas desenvolverão a doença. Durante este mês, a conscientização para a prevenção ganha destaque em razão do Outubro Rosa.

Para celebrar essa data, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande do Piauí realizou na manhã de quinta-feira (22), na Câmara Municipal, uma palestra orientando sobre os sintomas, fatores de risco e cuidados para prevenir o câncer de mama. O evento contou a participação de aproximadamente 200 mulheres do município.

Para o coordenador na atenção básica, Dário Coutinho, o objetivo é reforçar a conscientização das mulheres na prevenção do câncer de mama. “Orientamos que façam o autoexame sempre e que procurem um especialista se notarem nódulos nos seus seios. O diagnóstico precoce pode salvar a vida, dando a oportunidade de tratamento e até a cura”, disse.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Luciana Sales de Brito, que explicou que  o câncer de mama está relacionada aos fatores de risco reconhecidos, como histórico familiar, menstruação precoce, colesterol alto, ausência de gravidez, entre outros. Luciana falou, ainda, sobre a importância de se consumir alimentos saudáveis que podem prevenir o câncer de mama, destacando sete deles, sendo frutas vermelhas, cenoura, romã, brócolis, especiarias, pimenta pretas em pouca quantidade e soja.

Para palestrante, as principais ações na prevenção da doença ainda são os cuidados com a saúde e a informação sobre o assunto. “O câncer de mama é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, levando algumas mulheres há perder um tempo precioso”, alertou.

Publicidade

Na ocasião, a enfermeira ensinou passo a passo como fazer o autoexame que pode ser feita em casa, e chamou atenção para importância de fazer a mamografia pelo menos uma vez por ano. Em seguida uma participante, a senhora Maria Laurinda fez o autoexame para estimular as demais, e a senhora Edênia Bezerra, que teve nódulo no seio, fez tratamento e se curou, deu seu testemunho.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, disponibilizou 40 mamografias, que foram sorteadas para as participantes que tem entre 49 e 69 anos, consideradas da faixa de risco.

Além da enfermeira, Luciana Sales e do coordenador da atenção básica, Dario Coutinho, participaram ainda o secretario de Saúde, Verenilson Manoel, e os agentes comunitários de saúde.

Veja mais fotos:

                 

 

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile