Connect with us

Alagoinha do Piauí

Capoterapia itinerante leva alegria e entretenimento aos idosos em Alagoinha do Piauí; fotos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Alagoinha do Piauí, pasta que é gerida pela secretária, Maria de Lourdes, executando ações em tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), realizou no último dia 14 de outubro, a Capoterapia Itinerante, direcionada aos idosos do grupo Feliz Idade, assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV.

A ação foi desenvolvida alusiva ao Dia do Idoso, perfazendo o calendário social da Assistência Social. A atividade, Capoterapia Itinerante, objetiva levar mais alegria e maior qualidade de vida aos idosos através do exercício físico, que é uma terapia alternativa, realizada com elementos da capoeira e adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física, aos som de músicas tipicamente culturais do Nordeste e de outras regiões do país.

“A capoterapia com ritmo musical faz com que nossos idosos interajam não só através da dança como também do canto. O público fica na calçada, ou dentro de suas casas, enquanto acontece a aula, estando sempre a dois metros de distância e assegurando todas as normas de saúde”, enfatiza a coordenadora do SCFV, Nilda Sá.

Para Nilda, a socialização traz a certeza que, mesmo em tempo de pandemia do COVID-19, utilizando de todas as precauções, é possível socializar, entreter e revigorar as ações junto a essa camada social tão importante dentro da proteção social básica, sendo público prioritário na matricialidade sociofamiliar pactuado pelo Centro de Referência de Assistência Social.

“Foi um momento único onde as trocas de olhares reforçaram o fazer e os vínculos entre os usuários e a assistência social. O grupo Feliz Idade demonstrou muita emoção, visto que vários idosos encontram-se isolados as vezes até mesmo da família e esse momento de carinho, socialização, confirmação de que estamos juntos, foi essencial, tendo um impacto social e familiar positivo. Agradecemos a todos os idosos e suas famílias que fizeram desse evento uma tarde de muitos risos e principalmente de respaldo da assistência social junto ao idoso”, concluiu.

A Capoterapia foi criada em Brasília, em 1998, por meio do projeto “Capoeira para Todos” de iniciativa do Mestre Gilvan. A terapia através da capoeira, abrange mais de 14 estados brasileiros e 160 municípios atendendo mais de 20 mil adeptos da prática.

Publicidade

A terapia alternativa utiliza elementos da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS