Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí realiza campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

Maio é o mês que simboliza a campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, uma mobilização que tem como objetivos, sensibilizar, informar e convocar todos os cidadãos a agirem em defesa da população infanto juvenil.

A temática foi abordada no município de Caridade do Piauí pelo Governo Municipal, que se mobilizou e realizou uma série de atividades para marcar e chamar a atenção da sociedade para um problema sério e que está presente em todas as camadas sociais.

No dia 14 de maio, sexta-feira, foi realizada uma capacitação para os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar.

A capacitação abordou sobre o 18 de maio como um marco histórico, como combater a violência e sobre o papel da Rede de Proteção aos direitos da Criança e ao Adolescente no Município de Caridade do Piauí.

Na segunda-feira, 17, a campanha foi nas ruas, com a fixação de cartazes com o tema e lema da campanha em prédios públicos, bancos, escolas, mercados e locais de circulação de pessoas, tanto na cidade, como nos povoados. Outra ação foi a conscientização para os educadores.

Publicidade

Na terça-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a ação foi realizada pelo rádio, com o Programa Momento com Assistência Social. A temática foi abordada pelas técnicas do CRAS, a assistente social Cleineilda Xavier, a psicóloga Gilka Mary e a psicopedagoga Francisca Elisvanda.

No Dia “D” da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, também foi veiculado um vídeo com a participação de autoridades como o prefeito Antoniel Silva, o Toninho, o secretário de Assistência Social, Léo Bento, e membros da rede de proteção.

O vídeo foi publicado e compartilhado nas redes sociais, alcançando um grande público.

 

E no dia 19 de maio, novamente na Rádio Caridade FM, o Conselho Tutelar e a coordenação do Centro de Referência de Assistência Social falaram sobre a rede de proteção as Crianças e Adolescentes e sobre as políticas de atendimento.

Publicidade

Em todos os momentos, a campanha sensibilizou e mobilizou a sociedade a participar, proteção as crianças e adolescentes desse crime bárbaro e denunciar essas práticas, seja no Conselho Tutelar, na Polícia Militar ou pelo Disque 100.

ORIGEM DO DIA 18 DE MAIO

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Cabrera  foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como “Caso Araceli”. Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa Violência, foi criado O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00.

VIOLÊNCIA SEXUAL

 A violência sexual é expressa de duas formas – abuso sexual e exploração sexual – compreendida como todo ato, de qualquer natureza, atentatório ao direito humano ao desenvolvimento sexual da criança e do adolescente, praticado por agente em situação de poder e de desenvolvimento sexual desigual em relação às crianças e adolescentes vítimas.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS